Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Biblioteca do Campus Itabaiana realiza evento em comemoração ao Dia da Matemática
Início do conteúdo da página
MATEMÁTICA

Biblioteca do Campus Itabaiana realiza evento em comemoração ao Dia da Matemática

Criado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 11h42 | Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 11h42 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 13h37

A ação teve como objetivo contribuir para a aprendizagem da disciplina de matemática de forma lúdica.

 Cubo Mágico

É fácil associar as bibliotecas ao aprendizado da Língua Portuguesa, levando-se em consideração que um de seus papéis fundamentais é estimular na comunidade o gosto pela leitura. No entanto, a biblioteca do campus Itabaiana decidiu experimentar a aproximação da Matemática com o espaço. Assim surgiu o Bibliomat, um evento que buscou reunir atividades que pudessem contribuir para a aprendizagem da disciplina de forma lúdica. As ações ocorreram de 9 a 12 de maio, nas dependências do setor.

O responsável pelo evento, o auxiliar de biblioteca Gonçalves Júnior, que possui licenciatura em Matemática, observa que, ao estudarem a disciplina, os estudantes pensam no método tradicional, com o uso de lousas cheias de fórmulas algébricas. “Nós pensamos no Bibliomat como uma oportunidade para os participantes refletirem sobre alguns conteúdos de forma lúdica, e que vissem que a Matemática é ativa e está em constante construção. Então, planejamos atividades com uso de materiais concretos, resolução de problemas e história da Matemática”, destaca. 

Geometria com JujubasO evento contou com oficinas de jogos de raciocínio, como o cubo mágico e adaptações de jogos populares africanos que fazem parte do acervo da Ludoteca, um projeto mantido pela biblioteca. Nesta ação, Gonçalves interagiu diariamente com os estudantes, ensinando sobre o algoritmo de resolução do jogo. Os alunos exploraram intuitivamente conteúdos da Geometria e uso de raciocínio lógico. O público recebeu tão bem as atividades, que houve a necessidade de estender o tempo de duração das oficinas. Para o estudante Artur da Silva Santos, calouro do curso integrado em Manutenção e Suporte em Informática - MSI, a Matemática se trata de um código, “então, conseguindo entender a solução do cubo mágico, fica fácil entender outros assuntos da Geometria”. Já Luiz Felipe dos Santos Bispo, iniciante do mesmo curso, comemorou os avanços durante as oficinas. “No [jogo] da Pirâmide, eu passei 19 minutos tentando resolver, mas deu o horário da aula e devolvi o jogo; no outro dia, peguei mais uma vez, e consegui concluir em 5 minutos”.

Jogos de raciocínioOutro projeto da biblioteca, o Bibliocine também contribuiu para o enriquecimento do evento. Na sessão de curtas “Do zero ao infinito”, os espectadores puderam refletir sobre conceitos do zero, do número irracional pi e do infinito com o ponto de vista histórico sobre esses assuntos. João Lucas Matos Brito, estudante do primeiro ano de MSI, afirma que gostou muitos dos temas dos filmes, pois se interessa por História e associa o conteúdo aos estudos formais da sala de aula. “O que mais me chamou atenção foi o conceito do zero, pois percebo a utilidade que ele tem, por exemplo, na Computação”. 

Houve ainda o acolhimento de estudantes da Escola Municipal Vice-Governador Benedito Figueiredo. Os visitantes passaram uma manhã na biblioteca, quando participaram de uma sessão de cinema, de uma oficina de geometria e brincaram com diversos jogos de tabuleiro.

Jogos de raciocínio 4O Bibliomat promoveu também uma seleção de poemas matemáticos. Na atividade, os estudantes foram incentivados a escrever sobre os seus sentimentos em relação aos estudos da disciplina. Para Jeane Gomes, bibliotecária do campus, esse foi mais um ponto positivo para o evento. ”Todas as ações foram pensadas para integrar os conhecimentos, demonstrando que a Matemática também está aqui em nosso espaço e que o setor pode contribuir com o aprendizado de forma interdisciplinar”. Pensando nessa integração, a professora de Matemática Jussineide Fontes foi convidada a participar da comissão do evento, e ministrou o minicurso “Conversão de unidades e operações básicas com números decimais”, assunto que  colabora para o aprendizado de cartografia, um tema da Geografia. Gonçalves também ministrou a oficina “Geometria com jujubas” que teve o objetivo identificar elementos geométricos importantes de forma lúdica. 

No final de uma semana de muito aprendizado e de muita diversão, foram realizados sorteios de brindes personalizados e livros temáticos para os participantes das ações. O sentimento do estudante Natan Silva Santos, do segundo ano de MSI resume o espírito do Bibliomat para muitos participantes: “Gostei do evento porque treinou o meu raciocínio, além de ativar o espírito competitivo para participar das premiações. Se tivesse mais eventos assim, ficaria feliz”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57