Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Simpósio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade vai acontecer no Campus Itabaiana
RECURSOS NATURAIS

Criado: Terça, 30 de Mai de 2023, 14h26 | Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 14h26 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 14h26

Evento vai discutir, entre outros temas, a importância do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco

I SIMAS Geral 2O 1º Simpósio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade do campus Itabaiana vai acontecer nos dias 2, 5 e 6 de junho, no auditório da instituição, e é uma promoção do Núcleo de Gestão ambiental e do Grupo de Pesquisa ASGRUR. O evento é voltado para toda comunidade interna. Os interessados em participar devem efetuar a inscrição até o dia 2 de junho, por meio do Sistema de Publicações do IFS, o SISPUBLI.

Alusivo a Semana do Meio Ambiente, o evento tem como objetivo tratar da Educação Ambiental e a importância da preservação para gerações futuras. Para tanto, vai abordar temáticas relacionadas ao uso racional dos recursos naturais; as experiências e práticas em educação e sustentabilidade; bem como discutir estratégias de intervenção sobre pragas e doenças na agropecuária e, ainda, dialogar sobre os impactos dos rios, em consequência da intervenção humana, em especial, ressaltar a importância do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

Para abordar os temas do Simpósio foram convidados profissionais do Campus Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe, bem como das secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura do município serrano. O evento ainda contará com a presença de técnicos, professores e alunos do IFS/Campus Itabaiana que ficará responsáveis pela mediação das mesas-redondas.

A programação do evento iniciará no dia 02 de junho no turno matutino, com a palestra “A percepção ambiental a partir do uso de fotografias”, que será ministrada pela Me. Josiene Ferreira dos Santos Lima, professora do Campus Itabaiana. Nos dias 05 e 06 ocorrerão mesas-redondas nos turnos matutino e vespertino, onde serão discutidos temas e apresentadas ações de sustentabilidade para a comunidade escolar.

Sobre o Núcleo de Gestão Ambiental

O Núcleo de Gestão Ambiental do Campus Itabaiana é um órgão colegiado com finalidade consultiva e de apoio, para auxiliar a execução das políticas ambientais institucionais. Sendo assim, objetiva construir, coletivamente, ações de educação ambiental e de conscientização sobre a importância do uso sustentável dos recursos, contribuindo para novas relações com o ambiente.

Veja a Programação do Simpósio

PALESTRA: Percepção ambiental a partir do uso de fotografias -  dia 02, às 09h

Profa. Me Profa. Me Josiene Ferreira dos Santos Lima (IFS/Campus Itabaiana).

MESA-REDONDA: Impactos ambientais em cursos fluviais – dia 05, às 09h

Prof. Me. Wendel Menezes Ferreira (IFS/Campus Itabaiana);

Prof. Dr. Cleidinilson de Jesus Cunha (IFS/Campus Itabaiana).

MESA-REDONDA: Práticas e experiências em educação e sustentabilidade – dia 05, às 15h

Profa. Dra. Diana Mendonça de Carvalho (UFS/Campus Itabaiana);

Profa. Dra. Diana Amado de Menezes (IFS/Campus Itabaiana).

MESA-REDONDA: Estratégias de controle de pragas e doenças na agropecuária - dia 06, às 09h

Profa. Dra Agna Rita dos Santos Rodrigues (IFS/Campus Itabaiana);

Médico Veterinário Rafael Fonseca Vieira Primo (Secretaria Municipal de Agricultura/Itabaiana).

MESA-REDONDA: Ações públicas das secretarias de meio ambiente e agricultura do município de Itabaiana para a sustentabilidade - dia 06, às 15h

Eng. Florestal Aline Lima dos Santos (Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Itabaiana);

Eng. Agrônoma Susi Alves da Silva (Secretaria Municipal de Agricultura/Itabaiana).