Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Simpósio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade aconteceu no Campus Itabaiana
RECURSOS NATURAIS

Simpósio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade aconteceu no Campus Itabaiana

Criado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 22h48 | Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 22h48 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 22h48

Evento discutiu, entre outros temas, a importância do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco

IMG 3116O Núcleo de Gestão Ambiental do Campus Itabaiana, observando a importância em estabelecer diálogos com a comunidade escolar sobre meio ambiente, promoveu, nos dias 02, 05 e 06 do mês de maio, o  I SIMAS – Simpósio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana. O evento contou com palestras e mesas-redondas, durante as quais foram discutidos vários temas, tais como: impactos ambientais a partir dos sedimentos no rio Vaza-Barris e da regularização da vazão no rio São Francisco; percepção ambiental a partir do uso de imagens; educação e sustentabilidade; e estratégias de combate às pragas e doenças na agropecuária. Participaram das atividades professores do IFS Campus Itabaiana e do Campus Professor Alberto Carvalho da UFS, representantes das secretarias de agricultura e meio ambiente da Prefeitura Municipal de Itabaiana, técnicos e estudantes dos cursos técnicos integrados em Manutenção e Suporte em Informática e em Agronegócio.

Alusivo à Semana do Meio Ambiente, o evento teve como objetivo tratar da Educação Ambiental e da importância da preservação para gerações futuras. Para Jorge Araujo dos Santos, aluno do Curso Subsequente em Agronegócio e secretário do Núcleo de Gestão Ambiental, eventos como o Simpósio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade são fundamentais para o futuro da sociedade.

IMG 3155“Sabe-se que a educação é um dos elementos formadores da sociedade. Debater esses temas, tão caros, sensíveis e importantes, é um dever do meio acadêmico, a fim de criar cidadãos conscientes e conscientizadores, para uma formação social adequada à manutenção saudável da vida”, afirma Jorge.

A programação do evento iniciou-se no dia 02 de junho, com a palestra “A percepção ambiental a partir do uso de fotografias”, ministrada pela Me. Josiene Ferreira dos Santos Lima, professora do IFS.

“É importante que o aluno perceba que as suas atitudes precisam acontecer a partir da sua percepção diante das coisas, porque tudo que existe no nosso entorno gera, de alguma forma, algum impacto, que pode ser positivo ou negativo, dependendo da percepção do que se tenha dessas coisas”, reflete Josiene.

IMG 3151Em todos os subeventos do I SIMAS, os estudantes puderam acompanhar e interagir, com relatos de experiências e práticas em relação aos diversos temas apresentados, contribuindo para a construção de uma percepção mais crítica em relação ao uso dos recursos e das várias formas de intervenção antrópica nos ecossistemas. Dra. Diana Mendonça de Carvalho, professora da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, trouxe uma abordagem da totalidade em relação à questão da educação ambiental, fazendo uma correlação da ideia do que seja sustentável, numa perspectiva de como é utilizada pelas instâncias internacionais de desenvolvimento sustentável.

IMG 3168“Nós temos inúmeras instituições utilizando termos como sustentabilidade, que, muitas vezes, a gente não sabe como adentram a lógica de nossa vivência. A partir de práticas e experiências, trouxemos para os alunos uma abordagem teórico-prática dessas vivências”, diz a professora.

O médico veterinário Rafael Fonseca Primo, que contribuiu com o evento palestrando sobre estratégias de controle de pragas e doenças na agropecuária, manifestou a sua satisfação em ser convidado para dialogar com os alunos sobre o conhecimento da sua área de trabalho. “É bastante gratificante receber esse convite para palestrar, permitindo, assim, dialogar sobre o conhecimento de nossa área de trabalho, para esses jovens e, assim, contribuirmos para um meio ambiente melhor para todos”, afirmou Rafael.