Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > IFS Itabaiana realiza audiência para discutir proposta de implantação de curso superior em Agroecologia
CONSULTA À COMUNIDADE

Criado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 11h31 | Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 11h31 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 14h44

Membros da comunidade acadêmica e da sociedade itabaianense estiveram reunidos na quarta, 26

Audiencia Agroecologia 3

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana, localizado no agreste sergipano, realizou na última quarta, 26, uma audiência pública para discutir e avaliar a recepção da comunidade acerca da implantação do curso superior de Tecnologia em Agroecologia, na unidade de ensino. A iniciativa de ofertar o curso superior é fruto de longas e antigas conversas e debates entre os professores que atuam nos cursos técnicos integrado e subsequente em Agronegócio.

Audiencia Agroecologia 9

Segundo o presidente da Comissão de implantação do Curso Superior em Agroecologia, professor Eurílio Pereira, a urgência de o IFS em oportunizar a verticalização para a formação dos estudantes proporcionou ao atual corpo docente a chance de tentar concretizar o curso de graduação em Agroecologia, tendo por intuito a democratização do acesso à educação profissional e tecnológica para públicos de agricultores, filhos de agricultores, acampamentos e assentamentos de reforma agrária, quilombolas, pequenos produtores e trabalhadores rurais, dentre outros.

Audiencia Agroecologia 7

Visa, portanto, atender às necessidades que surgem no mundo do trabalho, no que diz respeito, principalmente, à necessidade emergente de uma nova concepção de agricultura e de relações com o campo”, explica o docente.

Audiencia Agroecologia 17

Para o pró-reitor de ensino, Alysson Barreto, que esteve representando a reitora Ruth Sales, a premissa do IFS é ofertar formação técnica e superior, que é o caso do curso de Agroecologia, alinhadas com os arranjos produtivos de cada região. Alysson explica que todas as vezes que é elaborado um projeto de um novo curso, ele precisa estar alinhado de alguma maneira com as atividades produtivas da região.

Audiencia Agroecologia 10

Ouvir os setores, as pessoas em relação ao que se está planejando é uma iniciativa extremamente importante! Essa audiência é um momento de escuta, em que a gente precisa ouvir as sugestões, as opiniões, já que estamos numa fase que, como o próprio nome diz, é um estudo preliminar. A gente quer saber se esse curso pode dar certo, se vai funcionar bem aqui no Campus Itabaiana”, ressalta Alysson.

Já Waltenis Braga, chefe do escritório local da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) de Itabaiana, ressalta que é perceptível no curso uma perspectiva de mercado. “A agroecologia cresce 30% no país, graças à consciência do consumidor, que é quem faz o movimento crescer, quando ele faz a opção por alimentos saudáveis. Em nossa opinião, a implantação desse curso será um divisor para Itabaiana e para o estado de Sergipe”.

Audiencia Agroecologia 20

Quem também esteve presente na audiência foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares de Itabaiana, Edivan Santana. Ele agradeceu o convite e reforçou a importância da necessidade de implantação de políticas públicas para os jovens filhos dos agricultores para que eles se mantenham no campo. “É muito importante esse curso para o nosso município. Realmente será um divisor a sua implantação. Com certeza, vamos colher frutos significativos, talvez não agora, mas em anos futuros”, antecipou Edivan.

Audiencia Agroecologia 15

O secretário de Educação de Itabaiana, Eder de Jesus Andrade, reforçou o apoio da secretaria para a entrada do curso na unidade de ensino.

O IFS pode contar com a nossa colaboração, com a nossa parceria. As nossas portas estão abertas! Tecnologia em Agroecologia é um curso extremamente importante, de nível superior, o que faz uma diferença enorme. Entendemos que a sua implantação em Itabaiana é muito viável. Queremos ver esse curso iniciando e que a cresça a cada dia, para que, acima de tudo, tenhamos alimentação saudável”, disse o gestor.

Audiencia Agroecologia 4

Concluindo os trabalhos, o professor Eurílio afirmou que a audiência foi bastante satisfatória, contando com a presença de um público significativo e participativo. “Tivemos um debate bastante frutífero, que se desenrolou ao longo da plenária, fornecendo contribuições valiosas à Comissão de Elaboração do Estudo Preliminar para Implantação do Curso de Agroecologia”, elogiou o docente.

Sobre a Agroecologia

Audiencia Agroecologia 13

A agroecologia se apresenta não apenas como ciência, mas como prática - ao propor a construção do conhecimento junto com os atores principais do desenvolvimento rural, ou seja, os agricultores - e como movimento - ao incorporar a luta das classes menos favorecidas em prol de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Como ciência, prática e movimento, as contribuições da agroecologia vão além dos aspectos meramente técnicos da produção, ultrapassam as variáveis ecológicas, econômicas e sociais, e alcançam dimensões ainda mais amplas e complexas como as culturais, políticas e éticas.