Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Múltiplos eventos compuseram SNCT no Campus Itabaiana
Início do conteúdo da página
C&T

Múltiplos eventos compuseram SNCT no Campus Itabaiana

Criado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 20h26 | Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 20h26 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 20h26

Eventos integraram comunidades interna e externa

Feira Ciências2De 23 a 25 de outubro, Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou eventos múltiplos de integração com a comunidade interna e externa. A programação contou com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), Feira de Ciências a Feira de Cursos do Instituto Federal de Sergipe (FeirIFS).

CoralAlém dos trabalhos de pesquisa apresentados pelos alunos, oficinas, minicursos, rodas de conversa e palestras, a programação contou ainda com apresentações culturais com a Filarmônica SOFIVA; com o Coral Soltando a Voz, fruto de projeto de extensão do IFS, que tem como integrantes servidores e estudantes do campus e pessoas da comunidade externa e; com a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.

Palestra Abertura FabioA palestra de abertura da SNCT “Prepare-se para o futuro’. Foi proferida pelo professor Msc Fábio Azevedo e teve o objetivo de fazer uma reflexão sobre as questões das competências comportamentais para o futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial 2023-2027. “Foi importante para a gente complementar e refletir, principalmente as pessoas que estão fazendo uma graduação, pois não é só um diploma, competências técnicas, mas sim as competências comportamentais. As pessoas são contratadas pelas competências técnicas e demitidas pelas competências comportamentais”, ressaltou.

Para Fábio Azevedo, o grande diferencial é: quais são as competências que o mercado está em busca? Como eu posso me preparar para essa mudança no mercado? Foi a partir desses questionamentos que ele fez várias reflexões. “Foi para que a gente pudesse entender e refletir e poder reconhecer esses comportamentos e quem consegue reconhecer, consegue reproduzir. Então, essa foi uma palestra reflexiva, pensando no futuro e pensando nessa mudança e nessa melhor preparação para o mercado”, salientou.

SNCT

Minicurso DamiãoA 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Este ano, o evento teve tem como tema: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, tendo como inspiração a definição da ONU e da Unesco que instituiu o biênio 2022-2023 como ano internacional das Ciências Básicas como base para o desenvolvimento sustentável.

Minicurso DianaDe acordo com o diretor geral do Campus Itabaiana, Jairton Mendonça de Jesus, o evento foi um grande sucesso. “Foi um momento intenso de realização concomitante de diversas atividades e apresentação de projetos e experimentos científicos. Além disso, o aspecto cultural não ficou de lado, já que trouxe uma programação que contemplou a arte xilográfica, a dança e a música. Foi também um momento de interação com a comunidade local e regional, em que escolas da região se fizeram presentes no espaço do campus para conhecer os cursos e os ambientes acadêmicos disponíveis no IFS. O sucesso do evento mostra a satisfação de ter um retorno do trabalho realizado pela comissão organizadora, gestão, colaboradores, estudantes e todos os que participaram direta ou indiretamente na promoção do evento”, comemorou.

O professor Henrique Nunes de Santana, presidente da Comissão de Organização da SNCT no campus, festejou a realização do evento. “Estou muito satisfeito com a SNCT do campus Itabaiana. Tivemos minicursos, palestras, feira de ciências, enfim, muitas opções para alunos servidores e a comunidade externa”.

Feira Ciências3A SNCT foi um evento que envolveu toda a comunidade do campus: professores, alunos, técnicos administrativos, terceirizados e até egressos. A professora Mayka de Souza Lima, foi uma das que tiveram participação no evento. Para ela a semana trouxe diversas atividades referentes as ciências básicas e tecnológicas importantes ao corpo discente. “As diversas atividades puderam proporcionar uma diversidade de conhecimento e troca de ideias, informações e experiências. Como professora do Curso Técnico e Integrado de Manutenção e Suporte em Informática e do Curso de Ciência da Computação pude passar aos nossos alunos e de outras instituições que participaram do evento, um pouco do meu conhecimento em redes de computadores e cabeamento estruturado em redes. A SNCT é uma experiência única a todos os nossos discentes e visitantes que tem a oportunidade de participar”, disse Mayka.

Já João Victor Almeida Santos Pascon, estudante do 3º ano do curso Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, a SNCT é um dos melhores momentos do ano para os alunos do IFS. “É nesta semana que tenho a grande oportunidade de adquirir conhecimentos científicos diversos e magníficos. Para mim são poucos momentos como este. Foi uma semana incrível, mesmo que tenha sido cansativa, tenho certeza que pude absorver muito conhecimento sobre tecnologia e metodologia de ensino que trarão excelentes frutos para minha futura carreira profissional”, enfatizou o aluno.

PalestraFábio Nascimento de Araújo, servidor terceirizado do Campus, disse que a SNCT desse ano veio mais uma vez proporcionar à comunidade do campus Itabaiana a interação, desenvolvimento, crescimento e inclusão. “Por isso, nós colaboradores inseridos nesse contexto buscamos dar nossa contribuição através do serviço prestado com zelo e qualidade para o bem coletivo da instituição e dos visitantes. Nesse sentido, o trabalho é feito com amor e dedicação em diversas atividades, na limpeza, arrumação dos espaços, entrega de material, apoio administrativo, transporte, manutenção, jardinagem, pintura e tantas outras ações que embelezam, dão sentido e vida a essa organização nos eventos que promove por meio da educação e o desenvolvimento das pessoas. Somos gratos por ajudar no desenvolvimento sustentável para crescimento da sociedade”, celebrou.

FEIRIFS

Por meio da Feira de Ciências a Feira de Cursos do Instituto Federal de Sergipe (FeirIFS), o campus abriu as suas portas para comunidade conhecer os seus cursos, instalações e estruturas. Turmas dos 9ºs anos do ensino fundamental e dos 3ºs anos do ensino médio, visitaram as instalações da instituição, afim de vislumbrar a perspectiva de ingresso no IFS.

bibliotecaBibliotecária do campus Itabaiana, Jeane Gomes, chama a atenção sobre a Feira. Ela diz que o acolhimento é o início da relação do visitante com a instituição. “Depende de nós tornar esse momento tão especial e significativo que as pessoas sintam vontade de retornar”, enfatizou. Jeane lembra que depois da visita, enquanto os adolescentes querem voltar como alunos e alunas do IFS, alguns docentes a procura para desenvolver parcerias. “É um momento de muita troca, que sempre nos motiva”, disse.

Sentimento compartilhado pela professora Carmem Silvia Lima, da Escola Municipal Clara Meireles Teles. “Eventos como este leva o nosso aluno a querer vir estudar aqui. Toda a equipe do IFS Itabaiana está de parabéns com a organização, com o trabalho. Alguns dos meus alunos se emocionaram e com o desejo de virem estudar aqui”, comentou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57