Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Produção científica do Campus Itabaiana é apresentada em congresso de pesquisa e inovação
RESULTADO

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 13h12 | Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 13h12 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h19

No total, nove trabalhos foram expostos no evento que ocorreu em Maceió (AL)

IMG 20161207 WA0004No decorrer deste ano, alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana atingiram o último degrau da experiência acadêmica nos ensinos médio e superior: defenderam para uma banca avaliadora os seus trabalhos de conclusão de curso. Dessas pesquisas, nove foram submetidas e aprovadas para apresentação na 9ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorreu entre os dias 6 e 9 deste mês em Maceió (AL). Uma delas, inclusive, foi premiada com o segundo lugar através de um trabalho que envolve tecnologia, educação e gestão do conhecimento.

A pesquisa “Um modelo de autoavaliação do Ensino Profissionalizante de Nível Médio derivado do Sinaes utilizando Estatística Descritiva e Inferencial” ganhou a premiação na categoria de banner da área de ciências exatas e foi produzida pelos alunos Danilo Jesus e Thiago do Santos, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, e contou com a orientação dos professores Leopoldo Ramos e Damião Melo. “Para nossos alunos, a experiência foi bastante importante, uma vez que para muitos foi a primeira vez que participaram de um congresso e tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos de conclusão de curso”, explica Damião.

A comitiva do Campus Itabaiana no Connepi foi composta de 16 estudantes e sete professores. As pesquisas apresentadas envolveram Informática, Agronegócio e Logística, ou seja, englobaram todos os cursos ofertados pela instituição, além ainda de temas correlacionados com as áreas de atuação dos alunos, como educação e estatística. Wesley Matos de Souza, também discente do curso de Manutenção e Suporte em Informática, foi um dos que explanou trabalhos no evento e explica que a participação acrescentou bastante no seu conhecimento. “Tivemos oportunidade de conhecer outras pessoas e outros trabalhos. Muitas atividades contribuíram consideravelmente para a nossa formação”.

Além das apresentações de alunos sob supervisão de professores, a participação do Campus Itabaiana em Maceió foi marcada também pelo minicurso ofertado pela docente Ilka Bianchini, cujo tema era “Indicação Geográfica e Turismo – Inovação e Desenvolvimento Regional”. Realizado anualmente, o Connepi agrega a produção científica da rede federal de educação tecnológica, em particular das regiões norte e nordeste, e serve como um importante momento de divulgação, reunião, confraternização e troca de experiências entre os diversos atores envolvidos na pesquisa e inovação nos institutos federais.

Trabalhos apresentados no Connepi por alunos e/ou professores do Campus Itabaiana:

Provedores de internet com sede em Itabaiana/SE: um estudo comparativo da infraestrutura e serviços, por José Damião de Melo, José Aprígio Carneiro Neto, José Valter da Silva Júnior e Paulo Franklin Tavares Santos;

Proposta de uso do software R no trabalho de conclusão de curso, por Cleidiane Santos de Jesus, José Damião de Melo, Paulo Franklin Tavares Santos, Tayanne Santana Menezes e Valdenice de Jesus Melo;

Avaliação do open monograph press: uma proposta para repositório institucional, por José Damião de Melo, Maria Genilza dos Santos, Mércia Passos da Cruz, Robson de Jesus e Silvânia de Jesus da Fonseca;

A logística reversa como solução para o descarte correto do lixo eletrônico no Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, por Anderson Silva Carvalho, Diana Amado Menezes, Larisse Alves Santana e Maria José Castro;

O endereçamento de estoques em empresa de autopeças: diagnóstico e proposição de melhorias, por Anny Akácia de Jesus Santos, Diana Amado Menezes, Gildevan Santos Prado, Tarcísio Monteiro dos Santos e Maria José Castro;

O uso de softwares de simulação no curso de Manutenção e Suporte em Informática no Campus Itabaiana, por Cristiane dos Santos Bispo, Mayka de Souza Lima, Sara Santos dos Reis e Sidney Cassemiro do Nascimento;

O ensino profissionalizante e o multiculturalismo: vozes docentes IFS, por Bruna de Oliveira Dias, Dulce Maria Morais do Amaral Franco, Jorge Luide Curvelo Santana Meneses, José Damião de Melo e Valdenice de Jesus Melo;

Desenvolvimento do raciocínio lógico a partir do uso de materiais didáticos manipuláveis em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, por Anny Akácia de Jesus Santos, Elisânia Santana de Oliveira e Weverton Santos de Jesus; e

Levantamento sobre a adoção de software livre nas micro e pequenas empresas no município de Itabaiana atendidas pelo Sebrae/SE, por João Jordan Vieira dos Santos, Lucas Barreto da Cunha, Sidney Casemiro do Nascimento e Carlos Augusto de Santana Almeida.