Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Festejo Junino do Campus Itabaiana integra alunos e valoriza cultura sergipana

Festejo Junino do Campus Itabaiana integra alunos e valoriza cultura sergipana

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 09h42 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
1aQuadrilha, forró, comidas típicas, gincana e público animado. Esses cinco ingredientes resumem os Festejos Juninos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, que foi realizado no último dia 19 na Quadra de Esportes da instituição. O evento foi organizado pela Direção-geral, pela Gerência de Ensino e pela Coordenação de Ciências Humanas e Sociais e homenageou duas estrelas da música sergipana: os cantores Rogério e Clemilda.

As homenagens a Rogério e a Clemilda envolveram cartazes, danças, vestimentas e acessórios típicos e se estenderam durante todo o Festejo Junino. Os alunos foram divididos em dois grupos e cada um representava um dos artistas do forró sergipano. Para dar conta de todas as atividades, os estudantes se aprofundaram sobre a biografia dos forrozeiros e desenvolveram diversas ações. Cada performance dos estudantes recebia uma pontuação que era dada por quatro jurados externos ao campus.

Surpresa

2aDurante a festa, a equipe que representava Clemilda trouxe uma atração que surpreendeu professores, técnicos administrativos, alunos e os jurados: Joseane dy Josa, umas das forrozeiras sergipanas mais conceituadas da atualidade. Com estilo e voz inconfundíveis, ela dançou junto com os estudantes e cantou alguns dos sucessos da música feita no nordeste.

Um dos alunos mais animados da festa foi Wagner Pereira Souza, que fazia parte da equipe que representava Clemilda. O jovem do curso de Manutenção e Suporte em Informática avalia como positiva a realização do evento e a ideia de homenagear os artistas do forró sergipano. “A instituição está de parabéns. Tivemos que mergulhar na história dos forrozeiros para desenvolver atividades criativas, e isso significa a valorização da nossa cultura”, diz. No final, a equipe que representou Clemilda saiu vencedora, com 5.032 pontos.

3aA estrutura que foi montada para o Festejo Junino dispôs ainda de diversos objetos alusivos ao São João e da apresentação ao vivo de uma banda de forró. O evento durou cerca de oito horas e contou com a presença do Reitor do IFS, prof. Aílton Ribeiro de Oliveira, e da Pró-reitora de Pesquisa e Extensão, prof. Ruth Sales Gama.

Acesse o nosso Flickr aqui e confira a cobertura fotográfica dos Festejos Juninos