Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Mercado para o Tecnólogo em Logística está entre os mais aquecidos do Brasil, aponta pesquisa do IPEA

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2014, 08h51 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
logisticaUma pesquisa divulgada ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação ligada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, revelou que o profissional que trabalha com serviços de transporte, como a Logística, possui um dos mercados mais aquecidos do Brasil – ficando à frente de profissões tradicionais como Engenharia, Arquitetura e Direito.

Em Itabaiana, a única instituição que oferta o curso superior em Tecnologia em Logística é o Instituto Federal de Sergipe (IFS). As inscrições para o processo que vai selecionar 35 novos estudantes para o curso encontram-se abertas até o dia 19 de dezembro. Segundo o Prof. Mestre Eurílio Pereira, coordenador da graduação em Logística, um dos diferenciais do curso é a qualidade do corpo docente: “Nosso quadro é composto por professores com mestrado e doutorado e que possuem ampla experiência no mercado”, explica.

O campo de atuação para o profissional de Logística é extenso e possibilita a inserção em diversas cidades – inclusive as do porte de Itabaiana, que possui cerca de 90 mil habitantes. A situação a seguir pode ser vivenciada em qualquer empresa: diante das demandas organizacionais, surge a necessidade de comprar, organizar estoques, gerenciar entrada e saída de mercadorias, além de realizar o transporte ao consumidor. Em todos esses processos, é indispensável o trabalho do Tecnólogo em Logística.

Ainda de acordo com o estudo do IPEA, a remuneração do graduado em Logística que trabalhe na área de transporte pode alcançar cifras de até R$ 6 mil por mês. Na sua atuação, o profissional pode também controlar os recursos financeiros, o inventário de estoques, o sistema de abastecimento, a programação e o fluxo de pedidos. “As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando e liderança”, diz Eurílio.

Internet e Logística

O processo de compras através da internet é uma realidade crescente no Brasil desde o final da década passada. Segundo dados da Associação Brasileira de E-Commerce, o comércio eletrônico brasileiro fechou o ano de 2013 com um faturamento de mais de R$ 31 bilhões. Para este ano, está previsto um aumento de 20% em relação ao anterior.

A mecânica do comércio eletrônico envolve basicamente duas plataformas: a de internet e a que cobre o trabalho do gerenciamento da mercadoria até o transporte para o cliente. “Têm surgido cada vez mais sites baseados na troca comercial. Por trás daquele aparato eletrônico, existem profissionais encarregados de executar todas aquelas demandas criadas no ambiente da internet. Este é o profissional de Logística”, resume Eurílio.