Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos ajudam na sinalização ecológica dos setores e iniciam arborização da nova sede
conscientização

Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 09h48

1aAções são os resultados de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabaiana

Em alusão ao dia mundial do meio ambiente, comemorado em 5 de junho, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana proporcionou diversas atividades de conscientização ambiental para a comunidade acadêmica. Uma delas foi a palestra sobre políticas públicas ambientais para os alunos do curso integrado em Agronegócio. Já as outras duas iniciativas se interligaram e envolveram ativamente os estudantes: eles realizaram o plantio de mudas de árvores nativas, iniciando assim o processo de arborização do novo campus, e fixaram placas de orientação nos setores para o uso racional dos recursos naturais.

2aAs ações ecológicas contaram com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabaiana, que teve como representante o engenheiro ambiental Leandro Rafael Prado. E a parceria entre os dois órgãos promete não se encerrar com essa iniciativa, uma vez que novas iniciativas devem ser acontecer também na comunidade local. “Desenvolvemos projetos ligados à arborização urbana e a educação ambiental nas escolas. Futuramente levaremos a educação ambiental também para os bairros do município”, explica.

O trabalho de conscientizar ecologicamente os alunos e o estímulo a ações socialmente responsáveis podem representar mudanças de postura não apenas no ambiente acadêmico, mas nos demais espaços sociais que os discentes frequentam, como a casa, o estágio ou ambientes de lazer. A aluna Crislaine dos Santos, do curso de Agronegócio, revela sua motivação perante as palestras oferecidas e se mantém alerta sobre as consequências de jogar lixo nas ruas, por exemplo. “Não é só plantar árvores. É cuidar do nosso lar e não poluir as cidades”, aponta.

Conteúdo

4aAs palestras ofertadas contribuíram para o conhecimento geral sobre plantas e fizeram uma introdução sobre legislação ambiental. O objetivo era manter os estudantes cientes das suas responsabilidades diante das leis vigentes e debater os benefícios de ter árvores em toda a cidade. “As árvores são importantes para o meio ambiente e para a nossa própria respiração. Precisamos ter mais cuidado em não jogar lixo em qualquer lugar, bem como devemos seguir a coleta seletiva”, diz Lívia Andrade, também aluna de Agronegócio. Para concretizar o conhecimento adquirido e difundir a relevância de manter o equilíbrio ambiental dentro do campus, os alunos finalizaram as atividades com a plantação das mudas na instituição. “Esse foi apenas o primeiro passo, um gesto simples de cidadania”, constata José Rocha Filho, diretor do Campus Itabaiana.