Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Encontro entre alunos e servidores tem saúde e cidadania como tema

Encontro entre alunos e servidores tem saúde e cidadania como tema

Criado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 11h09 | Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 08h10 | Última atualização em Terça, 11 de Setembro de 2018, 18h26

IMG 9322Com o intuito de promover saúde no Campus, o projeto de extensão “Saúde e Cidadania na Escola” reúne a comunidade acadêmica em Itabaiana.

Tratar sobre saúde de maneira coletiva é uma prática cidadã e falar desse assunto dentro das instituições de ensino incentiva a disseminação do discurso e a sua aplicação dentro da escola e fora dela. Pensando nisto, foi promovido na última quarta-feira, 5, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Itabaiana o primeiro encontro do projeto de extensão Saúde e Cidadania na Escola que visa a promoção da saúde no campus.

A idealizadora do projeto, Thiala Andrade – enfermeira do campus – explica que, diante da realidade epidemiológica observada no Brasil, em Sergipe, no município de Itabaiana e circunvizinhos, faz-se necessário que a escola como espaço privilegiado para o desenvolvimento crítico e político contribua na construção de valores pessoais.

O desenvolvimento das ações de promoção à saúde na escola são de extrema importância e interfereIMG 9344 diretamente na produção social de saúde”, destaca Thiala que visualiza o projeto como motivador para a comunidade acadêmica conhecer novos hábitos e adotar uma vida mais saudável. Os alunos e servidores participaram das atividades de verificação de pressão arterial, glicemia capilar, medidas antropométricas por enfermeiros e técnico de enfermagem do IFS, oficinas de dança e palestra sobre alimentação saudável aplicada à rotina diária.

A palestra sobre alimentação saudável foi ministrada pelas nutricionistas Cristiani Brandão e Jaqueline Reis e abordaram assuntos sobre os alimentos e os seus nutrientes, observaram a produção industrializada e a quantidade de sal, açúcar e óleo que nela contém e desta forma prenderam a atenção do público. “O objetivo da palestra foi mostrar a importância da alimentação e a prática de exercício físico para evitar doenças”, explica Cristiani sobre a questão de que as pessoas não devem apenas se preocupar com a obesidade como uma questão de estética, mas sim como prevenção de doenças.