Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > IFS disponibiliza painéis de dados como suporte institucional à comunidade

IFS disponibiliza painéis de dados como suporte institucional à comunidade

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 11h13 | Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 11h13 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 11h18

Ação é desempenhada pelo Núcleo de Análises Econômicas, visando dar mais transparência a dados de interesse da comunidade acadêmica

WhatsApp Image 2023 07 12 at 10.04.02Durante um encontro realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), na última segunda, 10, o Núcleo de Análises Econômicas (NAEC), setor vinculado à DDI, da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), apresentou algumas séries de painéis de dados (aplicativos web) a um grupo de gestores do Instituto.

O objetivo desses painéis é dar suporte institucional aos setores do IFS, como as Pró-reitorias de Ensino; Pesquisa e Extensão; Diretorias de Inovação e Empreendedorismo; as direções e gerências de ensino; a todas as coordenadorias de cursos ofertados do Instituto; dentre outras - no que se refere à disseminação de informações relacionadas à suas atividades, e disponibilizar, de forma transparente à sociedade, esses dados.

Na reunião, que contou com a presença de diretores e gerentes de ensino da instituição, além de membros da Prodin, foram apresentados os seguintes painéis: o “Observatório do Mercado de Trabalho”, com foco no mercado de trabalho sergipano; “ranking das profissões” e “mapa das profissões”. A base de dados é oriunda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além de um painel com dados provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/ IBGE).

Além desses, também foi trazido o aplicativo web com a “Análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio” (ENEM 2022) em Sergipe.

WhatsApp Image 2023 07 12 at 10.04.02 1Segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional, Jaime Barros de Medeiros, esses painéis podem auxiliar com dados atualizados e disseminar as informações relativas ao mercado de trabalho em Sergipe à comunidade acadêmica, especialmente aos gestores, para que essas pessoas possam, dentre outras ações, consultar informações atualizadas sobre este tema de maneira rápida e prática.

“Os aplicativos web também possibilitam que se conheça o mercado de trabalho associado à região do campus e aos cursos que são oferecidos pelo Instituto e fazer uso dos dados para planejar/elaborar atividades ou tomar decisões que ensejem alguma análise em relação ao mercado de trabalho - tais como o planejamento da oferta de cursos, elaboração de Projetos Pedagógicos (PPCs), planejamento de ações de fomento à empregabilidade, elaboração de projetos, dentre outras”, explica o diretor.

O economista e responsável pelo NAEC, Wesley Oliveira, destacou que em relação ao Painel das Notas do Enem, é possível obter informações das notas dos estudantes residentes no estado, no exame realizado em 2022.

“São dados importantes para se conhecer o perfil de alunos, através de informações a respeito da quantidade de estudantes que prestaram o exame em Sergipe e das médias das notas, categorizadas por diversas variáveis, como: sexo, cor ou raça, faixa etária, estado civil, tipo de escola do ensino médio, dependência administrativa da escola (federal, estadual, municipal), além de variáveis, como proxy de renda (carro, moto, celular, computador na residência), entre outros”, detalha Wesley.

Além de Wesley e Jaime, a apresentação contou com a participação da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Chirlaine Gonçalves; e de Rodrigo Góis, economista e servidor do NAEC. Rodrigo, juntamente ao também economista, Wilton Luiz, estão desenvolvendo os painéis de dados no âmbito da instituição.

Próximos passos

A próxima série de aplicativos está sendo desenvolvida para a Pró-reitoria de Administração (Proad), com dados de acompanhamento da execução orçamentária e uma série de painéis de transparência.

Os painéis criados até o momento estão disponíveis no hotsite do NAEC: ifs.edu.br/ddi/naec . Acesse e confira!