Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Portal de Processos - E-book's

Escrito por RUESLEI CONCEIÇÃO DOS SANTOS | Criado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 19h37 | Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 19h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 10h55

Portal de Processos | Escritório de Processos

Portfólio | Base de ConhecimentoE-book's | Capacitações | NotíciasFale Conosco

 

 

E-book's

 

Manual de Gestão por Processos - Versão 2.0 (2023)

 capa

 

Baseando-se na experiência de cinco anos do Escritório de Processos do Instituto Federal de Sergipe, este e-book consolida o entendimento sobre a institucionalização da Gestão por Processos no IFS.

Envolvendo setores da Reitoria e dos campi, já foram mapeados mais de 600 processos de trabalho em todos os macroprocessos da cadeia de valor, gerando padrões em formatos de portfólios de fluxos, manuais, anexos de normativos internos e bases de conhecimento, o que tem permitido que haja uma melhor visualização dos processos de ponta a ponta, servindo como direcionamento para o trabalho a ser executado pelos servidores.

Com a representação gráfica e visual dos fluxos há melhor compreensão sobre o passo a passo das operações, abrindo oportunidades para análises e para proporcionar melhorias nos processos, trazendo à tona discussões como o tempo de execução na passagem das atividades entre as áreas, legislação aplicada, documentação gerada ou acessada.

Cabe dizer que esta é a versão 2.0 do Manual de Gestão por Processos, adaptado para as primeiras fases de implantação e com demonstração de ações sistêmicas realizadas, atendendo aos objetivos estratégicos de aperfeiçoamento de processos e procedimentos institucionais, boas práticas de governança e gestão.

  

Clique aqui para o download.

 


 

Manual de Gestão por Processos

 

Capa Manual de Gesto por Processos 1

 

A adoção da Gestão por Processos (BPM) implica em garantir que a organização é de fato gerenciada através de seus processos. BPM entende a organização como uma articulação de processos, sendo estruturada, gerenciada, avaliada, compreendida e vivenciada em torno dos seus fluxos de trabalho. Assim, para obter a padronização um conjunto de procedimentos deve ser adotado em todas as fases do ciclo de gerenciamento de processos.

  

Clique aqui para o download.

 


 

Manual de Mapeamento de Processos (Prodin)

 

Capa manual de mapeamento 1

Nele foram definidos sete macroprocessos com base nos setores da PRODIN/IFS, que são o Departamento de Planejamento e Gestão (DPG), Departamento de Gestão de Riscos (DGR), Departamento de Licitações e Contratos (DELC), Assessoria de Planejamento Orçamentário (APO), Núcleo de Análises Econômicas (NAEC), Equipe de Segurança do Trabalho e as operações de secretariado, resultando em 42 processos mapeados com a notação BPMN.

 

Clique aqui para o download.

.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1171
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=8662