Projeto Cuidando de Quem Cuida

A família, primeira instituição social, é responsável por interações, reciprocidade e acolhimento entre seus membros. Quando há filhos, os pais têm a responsabilidade de cuidar da socialização, educação, saúde e proteção das crianças, promovendo o seu desenvolvimento saudável. No entanto, dificuldades nesse papel podem tornar a família vulnerável, afetando também suas relações externas, como amigos, escola e trabalho. Especialmente para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa sobrecarga emocional, física e psicológica é ainda maior, podendo impactar a sua saúde e o seu bem-estar, além do desempenho profissional.
Diante dessa realidade, é essencial oferecer apoio e ações de cuidado à saúde desses pais, que frequentemente enfrentam altos níveis de estresse e acabam negligenciando seu próprio bem-estar. Pensando nesses servidores, o Instituto Federal de Sergipe, por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/IFS), criou o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, com o objetivo de promover o bem-estar e o cuidado integral daqueles que dedicam tanto aos outros.
O projeto é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pelo Departamento de Normas e Apoio à Gestão e Saúde do Servidor com a equipe de profissionais de saúde que compõe o SIASS/IFS (enfermeira, técnica de enfermagem, odontóloga e médico) e, quando necessário, devido à necessidade de cada encontro, são convidados profissionais internos e externos.
As ações buscam a promoção à saúde, prevenção de doenças, oferecimento de rede de apoio, conscientização da comunidade sobre a importância de cuidar também de quem cuida, além do fortalecimento do vínculo dos servidores com a instituição.
Conheça aqui, na ítegra, o conteúdo do Projeto: Cuidando de Quem Cuida.


Redes Sociais