Projeto Vida Nova

Escrito por AMONNAT NATANAEL DE JESUS MIRANDA | Criado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 16h52 | Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 16h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 23h12

Projeto Vida Nova 2

Projeto Vida Nova

Após uma vida inteira dedicada ao serviço público, o trabalhador, muitas vezes, aguarda o momento da sua aposentadoria, para usufruir de uma vida mais tranquila, sem tantas responsabilidades e compromissos. O que ele almeja em final de carreira é a garantia de uma vida nova, que traga estabilidade familiar, emocional e financeira. Essa passagem nem sempre é fácil e se mostra do jeito sonhado.

Surgem muitas dúvidas, medos e receios: eu tinha uma vida tão agitada, e agora? O que vou fazer daqui pra frente? Valeu a pena tanto esforço e dedicação? Sentirão falta de mim? Fui útil? Qual o meu legado? Como posso continuar tendo uma vida ativa? De que forma posso ainda contribuir com a sociedade? São alguns dos muitos questionamentos que surgem em alguns.

As instituições públicas têm papel preponderante nessa empreitada. Para ser digna, ela precisa contribuir significativamente com os seus servidores desde o acolhimento no momento de ingresso ao serviço público até o acompanhamento durante todo o percurso laboral do trabalhador até a hora do adeus: a aposentadoria. Para que esse adeus seja trocado por um “até breve”.

Cabe a ela, no nosso caso, ao Instituto Federal de Sergipe, assumir uma postura dialógica servidores durante sua trajetória profissional. Reunir subsídios para que tais servidores se sintam mais seguros, firmes, amparados e assistidos é humano. Eles precisam se sentir acompanhado de modo a evitar ou, pelo menos, diminuir a falta de trato para lidar com as tensões e o entendimento equivocado para a vida nova que se inicia, com os novos rumos que virão, agora mais distantes da instituição com a qual conviveu durante parte relevante da sua história de vida.

Acolher o servidor em fase de aposentadoria é uma necessidade. Nesse sentido, surge o Projeto Vida Nova, que traz ações simples, com um toque de cuidado e zelo, para que os nossos servidores consigam perceber que a nossa instituição reconhece a sua importância e a relevância dos seus serviços prestados para a transformação da sociedade, da nossa comunidade. Além de mostrar algumas possibilidades para a vida nova vindoura, e novas formas de continuar contribuindo com a razão de ser do nosso instituto.

O PROJETO VIDA NOVA tem por objetivo geral acolher os servidores aposentados e em fase de aposentadoria do IFS. Especificamente, busca-se:

a) Orientar os servidores com vistas a aposentadoria;

b) Diminuir as dúvidas, os medos e os receios dos servidores que começarão a viver uma nova fase das suas vidas com a aposentadoria;

c) Dialogar com os servidores durante essa transição para a nova fase de aposentadoria;

d) Contribuir para que os servidores com vistas à aposentadoria se sintam mais seguros, firmes, amparados e assistidos;

e) Apresentar algumas possibilidades para a vida nova vindoura, e novas formas de continuar contribuindo com a razão de ser do nosso instituto;

f) Organizar eventos que visam inserir os servidores aposentados na vida produtiva do IFS;

g) Possibilitar uma troca constante de experiência entre os servidores aposentados e ativos;

h) Reconhecer publicamente os relevantes serviços prestados pelos servidores durante a sua vida funcional no instituto.

Conheça os Nossos Servidores Aposentados

registrado em: