Página inicial > Capacitação > Hotsite - PROGEP > Projeto CONECTA PROGEP

Projeto CONECTA PROGEP

Escrito por AMONNAT NATANAEL DE JESUS MIRANDA | Criado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 10h03 | Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 10h03 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 10h03

Conecta PROGEP

Conheça o Projeto: CONECTA PROGEP

Vale dizer, primeiramente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (REFEPT) e tem por objetivo fomentar a qualificação e certificação profissional às cidadãs e aos cidadãos brasileiros, por meio da expansão do acesso, da permanência e do êxito às diferentes modalidades de ensino ofertadas.

Instituídos a partir da promulgação da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais (IFs), além dos objetivos educacionais que lhes foram imputados pela Lei supra, tiveram definidos, também, suas estruturas e configurações administrativas, nas quais se estabeleceu a gestão do Instituto Federal de Sergipe, por meio da Reitoria, seguindo-se verticalmente com a criação das Pró-reitorias e demais setores organizacionais.

Neste toar, destaca-se no âmbito do IFS, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a qual, conforme assinalado em nosso site oficial, “é o setor que coordena as políticas e os programas de ingresso, capacitação e desenvolvimento profissional dos servidores”. (IFS, on-line, 2021).

Diante disso, os servidores desta Casa de Educação estão na gênese da configuração da PROGEP, sabendo-se que para que o IFS continue entregando uma educação de qualidade, justa e socialmente comprovada, é relevante focar em um trabalho que coloque os processos de comunicação como basilares para as relações humanas.

Nesta direção, o diálogo e a comunicação são bases fundantes e precisam ocupar lugar central entre esta Pró-Reitoria e todos os servidores desta instituição. É preciso democratizar as informações, tornando-se necessária a máxima busca por transparência.

Se compreendemos o IFS como uma Casa de Educação, o cômodo desta mais acolhedor precisa ser a PROGEP, pois é ela que cuida da vida funcional de todos os seus servidores. Por ela perpassam mais de 120 (cento e vinte) processos distintos, cada qual com as suas especificidades. É um enorme volume de documentos e, consequentemente, de informações. Estas precisam ser claras, transparentes e de fácil acesso.

Os encontros presenciais são de suma importância para a comunicação. A utilização de diferentes meios tecnológicos, porém, é uma forma inteligente de buscar uma boa conexão da gestão de pessoas com os demais servidores nas organizações. E no IFS não é diferente. Quanto mais os servidores lotados nas mais diferentes unidades longínquas da sede da PROGEP se sentirem próximos dos servidores lotados nesta Pró-Reitoria, melhor a fluidez dos processos.

O CONECTA PROGEP vem no sentido de reunir as mais diferentes estratégias de comunicação em um único projeto, com a finalidade de encurtar a distância entre servidores e a gestão de pessoas, disseminar as informações, dirimir dúvidas, esclarecer direitos e educar para os deveres.

Os mais de mil servidores do IFS precisam se sentir conectados entre si e com os fluxos e mapeamentos dos processos. A clareza e a transparência das informações que envolvem a sua vida funcional precisam ganhar lugar de destaque.

Já dizia o velho guerreiro, Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”.

Este projeto aposta, portanto, nas diversas possibilidades de comunicação, na eficácia dos diferentes tipos de comunicação, seja de perto ou de longe.

Eventos presenciais serão criados e/ou fortalecidos, ferramentas e meios tecnológicos serão utilizados, a fim de que seja possível construir uma PROGEP Conectada com a razão de sua existência, os servidores do IFS, daí a razão do nome escolhido para esta empreitada.

Este projeto não tende a resolver os problemas de comunicação na instituição, mas melhorar, ainda mais, o contato entre a gestão de pessoas e os servidores.

O Projeto CONECTA PROGEP tem por objetivo geral melhorar a fluidez dos processos da carreira funcional dos servidores, por meio do fortalecimento das mais diversas formas de comunicação entre a gestão, os docentes e os técnicos administrativos. Especificamente, busca-se:

• Adotar diferentes formas possíveis de comunicação presenciais ou fazendo uso dos meios tecnológicos - entre a gestão de pessoas e todos os servidores em suas diversidades;
  • Estreitar as relações entre a gestão de pessoas e os servidores;
  • Reunir as devidas e possíveis estratégias de comunicação para o momento que já são ou serão adotadas pela PROGEP;
  • Valorizar ainda mais a postura dialógica entre a gestão de pessoas e os servidores e vice-versa;
  • Facilitar o acesso dos servidores às informações inerentes à sua vida funcional;
  • Dar maior transparência às informações.

registrado em:
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=6425