Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias DTI > Parcerias com empresas de tecnologia prometem elevar qualidade do ensino
Início do conteúdo da página

Parcerias com empresas de tecnologia prometem elevar qualidade do ensino

Escrito por MANUELA IRIS DOS SANTOS | Criado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 18h02 | Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 18h02 | Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 18h10

Aplicações de empresas como Oracle, Amazon, Microsoft, DELL e IBM visam modernizar as atividades educativas do IFS

Minicurso do Google ClassroomEstabelecer parcerias com empresas reconhecidas mundialmente na área de tecnologia da informação sempre foi uma prioridade no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Mas, desde o início de 2016, essa busca por organizações que pudessem firmar importantes convênios com o instituto na área de TI foi intensificada. Tanto é que, de lá para cá, o IFS firmou 23 parcerias educacionais.

O estabelecimento e fortalecimento de parcerias com as principais empresas de TI do mundo, segundo Fernando Lucas de Oliveira, diretor de Tecnologia da Informação do IFS, foi um dos grandes desafios enfrentados pela DTI e busca estreitar a relação da comunidade acadêmica com o mercado. “Com as parcerias, pretendemos ampliar o consumo de cursos de atualização oferecidos gratuitamente a alunos e professores; incentivar a certificação para esse público; e garantir o acesso irrestrito aos softwares mais modernos para uso acadêmico”, declara.

Por meio dessas parcerias, firmadas com empresas como o Google, Microsoft, Apple Store for Education, Unity, IBM, Amazon e Autodesk, a comunidade acadêmica tem acesso aos softwares mais modernos do mercado. “Alguns softwares da Autodesk, por exemplo, que são voltados para as áreas de engenharia, arquitetura, modelagem e animação 3D, chegam a custar até R$ 10 mil. Aqui no IFS, eles são disponibilizados gratuitamente para alunos e professores. A Oracle possui bancos de dados que apenas grandes corporações têm a possibilidade de adquirir, e com a parceria firmada, o IFS tem acesso a esses produtos de forma totalmente gratuita”, enfatiza.

Entre os benefícios oriundos das parcerias educacionais firmadas pelo IFS estão o e-mail acadêmico do Gmail com armazenamento ilimitado; armazenamento ilimitado em nuvem através do Google Drive; aplicativos de escritório gratuitos através do Office 365 Education; treinamentos exclusivos em produtos Oracle, Amazon, Microsoft, DELL EMC, IBM, Cisco, entre outros; e download de programas Microsoft exclusivos, como Windows Server, Microsoft Visual Studio Professional, Microsoft Expression e Microsoft SQL Server.

Pesquisa e capacitação

Após o estabelecimento de parcerias, são realizadas atividades de capacitação para que os servidores do IFS conheçam as tecnologias mais recentes. “Além de disponibilizar cursos e softwares, é fundamental capacitar que professores e técnicos administrativos, a fim de que eles saibam utilizar esses recursos em sala de aula e em seus processos administrativos”, diz Fernando.

Entre as oportunidades de capacitação para servidores realizadas pela DTI estão o minicurso do Google Classroom, o de desenvolvimento mobile com Xamarin, e os treinamentos para o SIGAA. “Serão ofertados em breve cursos de desenvolvimento de aplicativos com Unity, gerenciamento de projetos, ferramentas IBM, Cisco e computação em nuvem com Amazon e Azure”, conta o diretor.

Além disso, está sendo realizado neste mês de maio um diagnóstico do Interesse em Parcerias Educacionais pelos Docentes do IFS. “Os dados coletados parcialmente tem sido bastante satisfatórios. Já foram recebidas mais de 70 contribuições até o momento de todos os campi da instituição, inclusive com sugestões de docentes para novas parcerias educacionais”, relata Fernando Oliveira.

PARCERIAS

Descrição da Parceria Fabricante Sede
Amazon Educate – Amazon Web Services Amazon.com Seattle, Washington, EUA
Apple Store Education Apple Inc Cupertino, Califórnia, EUA
Autodesk Education Autodesk Inc São Rafael, Califórnia, EUA
Bizagi BPMS Academy Program Bizagi Chalfont, United Kingdom
Cisco Networking Academy Cisco Systems San José, Califórnia, EUA
DELL University Program DELL Inc Round Rock, Texas, EUA
EMC Academic Alliance EMC Corporation Hopkinton, Massachusetts, EUA
Fortinet Network Security Academy Fortinet Sunnyvale, Califórnia, EUA
IBM Academic Initiative International Business Machines Corporation                 Armonk, EUA
Intel Software Academic Program Intel Corporation Santa Clara, Califórnia, EUA
JetBrains Student Program JetBrains Praga 4, Praga, República Checa
Microsoft Azure Education Microsoft Corporation Redmond, Washington, EUA
Mikrotik Academy Mikrotīkls Ltd Riga, Letónia
NVIDIA GPU Educators Program Nvidia Santa Clara, Califórnia, EUA
Oracle Academy Oracle Corporation Redwood City, Califórnia, EUA
Qlink Academic Program Qlik Technologies Inc. Radnor, EUA
Red Hat Academy Red Hat, Inc. Raleigh, Carolina do Norte, EUA
Unity Education Unity Technologies San Francisco, Califórnia, EUA
VMWare IT Academy VMWare Palo Alto, Califórnia, EUA
Eduroam (Education roaming) GÉANT WWW
G Suite for Education Google Inc Mountain View, Califórnia, EUA
Office 365 Education Microsoft Corporation Redmond, Washington, EUA
Microsoft Imagine Premium Microsoft Corporation Redmond, Washington, EUA
Fim do conteúdo da página