Página inicial > Sobre o campus

Sobre o campus

Escrito por Administrador | Criado: Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 16h04 | Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 16h04 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 08h19

A história do ensino técnico federal no país começou em 1909, quando foram criadas 19 escolas de Aprendizes e Artífices. Eram instituições destinadas ao ensino profissional, voltadas prioritariamente à educação das classes mais pobres. Em 1937, foram criados os Liceus Profissionais, em 1949, as Escolas Industriais e Técnicas e, 10 anos depois, as Escolas Técnicas. Todas elas instituições públicas, voltadas ao ensino técnico e profissionalizante.

No final dos anos 70, época em que o país passava por profundas mudanças econômicas e sociais, as escolas técnicas se transformaram nos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica, os Cefets, que procuravam se adequar às exigências da nova realidade social.

Até o ano de 2002, eram 140 instituições que ofereciam ensino técnico no Brasil. A partir de 2010, no entanto, o Ministério da Educação colocou em prática o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Em 2012 já são mais de 354 unidades, que possibilitam a 500.000 alunos terem acesso à Educação Profissional.

No ano de 2008, o governo federal aprovou a lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no país e criou os 38 Institutos Federais que existem em nosso território. Segundo a nova lei, os Cefets, as Escolas Agrotécnicas e as Escolas Técnicas passam a formar os Institutos Federais, instituições de educação especializadas em oferecer educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. As instituições estão presentes em todos os estados da federação, oferecendo ensino médio integrado ao ensino técnico, cursos técnicos, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e pós-graduação.

Em 26 de novembro de 2014 o campus do Instituto Federal de Sergipe de Tobias Barreto iniciou suas atividades, ainda em sua antiga sede provisória, espaço onde o campus funcionou até o início de 2020. A implementação de um campus do ifs em tobias barreto foi produto da terceira fase da expansão da rede federal e marca o processo de interiorização que garante o acesso à educação profissional à população moradora do interior do brasil.

O Campus oferece os cursos técnicos de nível médio em Comércio e Informática/Desenvolvimento de Sistemas nas modalidades Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio) e Concomitante (na qual o aluno cursa as matérias regulares do ensino médio em outra instituição de ensino e no turno oposto frequenta o curso técnico).

Até o final de 2021, o campus já formou 16 turmas dos cursos técnicoso, entregando à sociedade de Tobias Barreto e região 110 técnicos em informática e 117 técnicos em comércio.

Endereço: Avenida Osvaldo Carvalho Prado S/N, 49300-000 - Complexo Habitacional Julieta Barreto de Menezes, Tobias Barreto, Sergipe

Horário de funcionamento:  segunda a sexta-feira das 07h às 22h30min.

Horário de aulas:
Tarde – início às 13:30, intervalo às 15:10 (10 minutos) e término às 17:00