Evento promove cultura do respeito no ambiente de trabalho
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 22% das pessoas em idade ativa já sofreram violência ou assédio no trabalho, sendo a maioria dos casos relacionados a gênero, orientação sexual, deficiência e raça. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de 70% das pessoas com deficiência afirmam já ter enfrentado alguma forma de preconceito. Diante desse cenário, o Instituto Federal de Sergipe realiza no dia 25 de abril, das 8h às 17h, o evento “Eu Somos Muites”, na sede da Reitoria, com o objetivo de promover a cultura do respeito entre servidores e servidoras. A programação inclui palestras, debates, oficinas e apresentações artísticas que integram o projeto “Visibilizando as Diferenças no IFS”, voltado à promoção dos direitos humanos e à valorização da diversidade.
As inscrições estão abertas no SUAP e devem ser feitas até o dia 23 de abril. A programação da manhã começa com um acolhimento cultural do grupo Batalá Sergipe, no hall de entrada da Reitoria. Em seguida, às 9h, ocorre a abertura institucional com representantes da Reitoria, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), da comissão organizadora e de Aurivar, com a apresentação do projeto “Visibilizando as Diferenças”, do Manual de Boas Práticas de Convívio e do curso de Direitos Humanos. Às 9h30 será exibido o vídeo “Somos IFS, Somos MuitEs” e, às 10h10, acontece a palestra de abertura com Eduardo Carpejani, presidente da comissão que elabora o Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PPEAD). O debate está previsto para as 10h50, e o intervalo para o almoço às 11h30.
No turno da tarde, a programação continua com a apresentação da Companhia de Dança Loucurarte, grupo que realiza balé com cadeira de rodas, no hall da Reitoria. A partir das 14h, serão ofertadas cinco oficinas simultâneas, todas com 30 vagas: “Novas Masculinidades”, com Gilvan Costa e Elza Ferreira (IFS - Campus Aracaju); “Somos Muites: sou surdo com orgulho”, com Eliana Batista e Deivison Oliveira; “Diversidade no ambiente de trabalho”, com a professora Manuela (IFS - Campus São Cristóvão); “Como construir uma postura antirracista no ambiente de trabalho?”, com a professora Marília Nascimento (CODAP/UFS); e “Questões étnico-raciais e suas relações no ambiente de trabalho”, com Caliane Conceição (IFS - Campus Tobias Barreto) e o professor Alexandre (IFS - Campus Estância). O encerramento do evento será às 17h.
A proposta do evento está alinhada com ações que incentivam a reflexão sobre como a convivência respeitosa impacta o desenvolvimento das atividades laborais e as relações interpessoais no IFS. Para Carla Cristina Valois Lins Xavier, membro da comissão organizadora, o evento se propõe a ser um espaço de escuta, acolhimento e diálogo. “O evento tem por objetivo promover a reflexão acerca da cultura do respeito entre os/as servidores/as do IFS e seus impactos no desenvolvimento de suas atividades laborais e nas interrelações pessoais”, declarou.
Redes Sociais