Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2026 (PDP/2026)
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores nas competências necessárias à consecução da excelência e da melhoria da qualidade dos serviços ofertados à sociedade.
O PDP é um instrumento que permite planejar e orientar a execução da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, que regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990.
O Plano deverá alinhar as necessidades de desenvolvimento com a estratégia do órgão/entidade e estabelecer objetivos e metas institucionais como referência para o planejamento das ações de desenvolvimento. Além disso, o PDP deverá atender às necessidades administrativas operacionais, táticas e estratégicas, vigentes e futuras, além de nortear o planejamento das ações de desenvolvimento de acordo com os princípios da economicidade e da eficiência.
FLUXO GERAL DA ELABORAÇÃO DO PDP/2026
CADASTRANDO E ACESSANDO O PORTAL SIPEC POR PERFIS
Para acessar ao PDP do órgão ou entidade é necessário que o servidor se cadastre no Portal SIPEC e, em seguida, que o Representante da Unidade de Gestão de Pessoas vincule ao perfil correspondente ao papel que este servidor cumprirá na elaboração do PDP do órgão ou entidade.
Há diferentes papéis (perfis) e níveis de acesso ao Portal SIPEC:
- Usuário PDP (Representante de equipe)
- Chefia
- Representante Operacional (UGP) e Representante Gerencial (UGP)
- Aprovador PDP (Autoridade Máxima ou Autoridade Delegada)
❖ Acesso
Para acessar o Portal SIPEC e elaborar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP, os usuários já cadastrados devem acessar o Sistema no seguinte link: https://portalsipec.servidor.gov.br/ e seguir o passo a passo constante no item "4.4 Acesso ao Sistema - Todos os perfis" do Guia.
Perfil Usuário PDP - Servidor representante de equipe
- Para iniciar a inclusão de uma nova necessidade de desenvolvimento, o Usuário PDP deve seguir o passo a passo constante no Guia (Folhas 51-53).
Perfil Chefia Imediata
- Para validar as necessidades de desenvolvimento da equipe a chefia deve seguir o passo a passo constante no Guia (Folhas 53-56).
Definição dos Perfis
- Em regra deve possuir o perfil de Chefia o servidor que possui CD ou FG (Coordenador, Gerente, Diretor, Pró-Reitor, entre outros).
CRONOGRAMA PARA A ELABORAÇÃO DO PDP 2026
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ETAPA |
Atividade |
RESPONSÁVEL |
DATA / PERÍODO |
OBSERVAÇÃO |
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1 |
Live de apresentação das características gerais para a elaboração do PDP 2026 |
PROGEP |
06/08/2025 (10 às 11 horas) |
Link da gravação da reunião: Aqui |
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2 |
Reunir e discutir coletivamente sobre as necessidades da(s) equipe(s) e dos membros da(s) equipe(s) de trabalho e preencher o formulário de Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento - LND |
Chefia e Equipe de cada unidade |
06 a 13/08/2025 Prorrogado até 15/08/2025 |
Após a reunião a Chefia da unidade ou algum outro servidor escolhido pela equipe deverá preencher o formulário LND indicando às 5 (cinco) principais necessidades de capacitação da unidade |
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3 |
Indicação dos servidores Representantes das unidades (Cadastradores) e das Chefias (Responsáveis pelas Homologações) |
Diretores Gerais, Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos |
06 a 13/08/2025 |
Deverá ser indicado no mínimo dois servidores para o perfil de Representante da unidade (Cadastradores) e no mínimo dois servidores para o perfil de Chefia (Responsável pela Homologação) podendo ser o titular da unidade e o substituto ou outros servidores ocupantes de Cargos de Direção: |
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4 |
Atualização cadastral dos servidores Representantes das unidades (Cadastradores) e das Chefias (Responsáveis pelas Homologações) no Portal SIPEC |
PROGEP |
13 a 15/08/2025 |
Para tanto é necessário que o servidor já esteja cadastrado no Portal SIPEC, conforme orientações constantes no guia. |
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5 |
Envio da Planilha com o Resultado do Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento - LND ao Campus/Pró-Reitoria/Diretoria para apreciação |
PROGEP |
19/08/2025 |
Planilha com o Resultado do Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento - LND |
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6 |
Reunião com os representantes das unidades (Cadastradores) |
PROGEP |
20/08/2025 (10 às 11 horas) |
Link da gravação da reunião: Aqui |
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7 |
Inserção das necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC |
Representantes das unidades (Usuários do PDP) |
20 a 29/08/2025 |
Já com a planilha LND consolidada os servidores Representantes das unidades vão inserir as necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC, conforme orientações constantes no guia. |
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8 |
Reunião com as Chefias Imediatas |
PROGEP |
02/09/2025 (10:30 às 11:30 horas) |
Link da gravação da reunião: |
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9 |
Homologação das Necessidades de Desenvolvimento no Portal SIPEC |
Chefia indicada na etapa 3 |
01 a 10/09/2025 |
Já com as necessidades de desenvolvimento cadastradas no Portal SIPEC, os servidores com o perfil de Chefia vão proceder com a validação das necessidades no sistema, conforme orientações constantes no guia. |
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10 |
Análise, priorização e detalhamento de soluções para as Necessidades de Desenvolvimento cadastradas no Portal SIPEC |
PROGEP |
11 a 25/09/2025 |
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11 |
Envio do PDP 2026 ao Órgão Central do SIPEC |
Gabinete da Reitoria |
26 a 30/09/2025 |
INFORMAÇÕES GERAIS
- Para a concessão de Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Treinamento Regularmente Instituído, Afastamento para Estudo no Exterior, Licença para Capacitação e entre outros a ação de desenvolvimento deverá estar cadastrada no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP vigente do IFS.
OUTRAS INFORMAÇÕES, DOCUMENTOS E ASSUNTOS RELACIONADOS
- Guia Completo para a Elaboração do PDP/2026;
- Formulário para o Levantamento das Necessidade de Desenvolvimento - LND/2026;
- Link para redefinição da senha de acesso ao SIGAC;
- Dúvidas e informações relacionadas: Encaminhar e-mail para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas – CDP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou ligue para (79) 3711-1425.


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