IFS recebe pick up da Receita Federal
O veículo vai passar por processo de transferência e identificação oficial para atender as demandas da instituição
Na manhã desta sexta-feira (14), o Instituto Federal de Sergipe recebeu, da Receita Federal, uma Hilux 4x4 para atender as demandas, principalmente do Programa Mulheres Mil. A parceria com a Receita já rendeu a doação de centenas de TV’s Box, roupas oriundas de pirataria e até vinhos apreendidos por comércio ilegal, que vem ajudando a transformar a vida de muitas mulheres atendidas pelo programa.
O próximo passo depois da assinatura do termo de doação do veículo é regularizar a situação. “Agora é fazer a transferência de titularidade como qualquer veículo e fazer a identificação oficial obrigatória. Essa foi uma boa notícia para nós do IFS, já que nossa frota é antiga”, festejou o pró-reitor de Administração, Ider de Santana Santos.
“Esse carro vai facilitar e ampliar as condições de trabalho do IFS”, declarou a reitora Ruth Sales Gama de Andrade. “Nossa frota é de 2011 e não temos condições de adquirir novos veículos. Agora poderemos ir em todas as comunidades atendidas pelo programa Mulheres Mil estado afora, com mais segurança e tranquilidade e com mais condições de transportar os produtos produzidos pela equipe do programa para serem doados nessas comunidades”, completou.
Por parte da Receita Federal, o delegado do órgão em Aracaju, André Ricardo, não escondeu a satisfação em ajudar o programa. “Nós apoiamos o Mulheres Mil e queremos vê-lo atendendo muito mais pessoas. A doação desse veículo só reforça nosso compromisso com o Instituto Federal e também com iniciativas como esta. Tenho certeza que vai facilitar o atendimento a comunidades de difícil acesso”, ressaltou.
Parceria que gera bons frutos
André Ricardo disse que até 2021, os produtos apreendidos pela Receita Federal eram descartados e incinerados. Porém, a partir de uma política interna, passou a doá-los para que fossem descaracterizados e ressignificados. A parceria com o IFS começou com as TV’s Box que, em princípio, foram transformadas em mini processadores e, logo em seguida, em produto do projeto Edu Box.
O projeto Edu Box está apoiando o programa Mulheres Mil a evitar a evasão das alunas nos cursos ofertados. “O Edu Box ajuda no processo educacional, uma vez que ajuda as pessoas a reporem aulas que perderam. O IFS faz o empréstimo do equipamento com os assuntos dos temas tratados em sala de aula. Assim, ninguém tem prejuízo. Vale lembrar que esse é um projeto do IFS e que já é exemplo para o restante do país”, ressaltou Ruth Sales.
As roupas, são peças falsificadas apreendidas e doadas para descaracterização, a fim de poderem ser reutilizadas. De acordo com Ruth Sales, as etiquetas são removidas ou cobertas com pinturas, bordados, entre outras técnicas pela equipe do Mulheres Mil. Já os vinhos, geralmente apreendidos sem nota fiscal são transformados em geleia. “Essa parceria com a Receita Federal só vem somar com o Instituto para que possamos cumprir com nossa missão social”, enfatizou a reitora.


Redes Sociais