Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS empossa mais 51 professores para diversos campi
Início do conteúdo da página
NOVOS SERVIDORES

IFS empossa mais 51 professores para diversos campi

Publicado: Sexta, 07 de Março de 2025, 20h57 | Última atualização em Terça, 01 de Abril de 2025, 16h47

Os novos servidores vão começar a trabalhar já no início do ano letivo da instituição que começa em abril

IMG 9347 2O Instituto Federal de Sergipe (IFS) empossou nesta sexta-feira (7), mais 51 novos professores de diversas áreas que irão atuar nos campi espalhados pelo estado. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto, os novos servidores se somam aos já empossados em janeiro e aos que irão tomar posse ainda este mês. “Essa é a segunda posse do concurso de professores. Em janeiro, foram 32 nomeados e empossados, agora 51, e tem mais uma terceira posse prevista para esse mês de março para um um grupo de 42 pessoas, então somando tudo dá em torno de 125 novos professores que chegam para somar com a força de trabalho que o IFS já possuía para o início do ano letivo 2025”, explicou.

IMG 9216Para a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, a posse desses professores é importante para a instituição que vem crescendo. “Hoje temos 10 campi, logo mais teremos 12, então precisamos, sim, de profissionais qualificados. Não foi surpresa para nós o número de inscritos e nem também a qualidade dos servidores. Muitos vieram já da rede federal, de outros estados, por entender que o Instituto Federal de Sergipe pode proporcionar coisas muito boas para eles, e eu acredito que também para o nosso estado” festejou.

IMG 9237O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Menezes Júnior, enfatizou que os novos servidores ajudarão a pensar a instituição. “Eles vão colaborar conosco para vencer os desafios e as adversidades impostas por uma política nacional que precariza o serviço público. Este concurso veio trazer um benefício para toda a comunidade acadêmica, porque vai favorecer os nossos profissionais de educação, os nossos docentes a ter suas cargas horárias distribuídas entre o ensino, pesquisa e extensão que são o tripé que faz a nossa rede federal. Ou seja, vai tirar uma sobrecarga que durante muito tempo estava sobre os ombros dos professores que aqui já estão. E aí equaciona a questão de tempo, para que ele, de fato, consiga se dedicar a esse tripé”, disse.

IMG 9180Entre os professores empossados, Alisson Farias é um dos profissionais que já atuava no IFS. Ele foi professor substituto e desenvolveu atividades no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e no Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Naedi). Agora, como professor efetivo, vai trabalhar nos cursos de licenciatura do Campus São Cristóvão. “O MEC estipulou que tanto na pedagogia quanto nas demais licenciaturas é obrigatória a presença da disciplina Libras que é a língua Brasileira de Sinais. Fui nomeado para ministrar essa disciplina nos cursos em São Cristóvão”, explicou e falou do novo momento. “Para mim é muito gratificante porque eu já conheço basicamente como funciona a instituição, então isso daí só tem a somar a minha história aqui. É como sair de uma cadeira e sentar em outra”.

WhatsApp Image 2025 03 07 at 20.41.291Mayele Maria é outra professora empossada nesta sexta-feira. Lotada no campus Propriá para ministrar Artes, não escondeu a alegria de poder fazer parte da instituição. “Para mim é um sonho realizado, eu faço parte da educação pública já há algum tempo e era um sonho para mim poder fazer parte do Instituto Federal e agora poder contribuir com a educação pública, a qualidade tecnológica e a educação cultural também dos alunos. É superimportante para mim, acho que vai valer a pena”, disse. “Eu espero participar das questões de pesquisa, de extensão e de ensino principalmente, trazendo esse link entre Sergipe e o resto do Brasil, potencializando as coisas daqui. Acho isso extremamente importante. Eu digo aos meus alunos, a arte está em tudo, então diariamente eu vou tentar transformar esses olhares, essas vivências culturais e artísticas deles”, concluiu.

WhatsApp Image 2025 03 07 at 20.41.29Já José Manoel Duarte vai atuar no Campus Glória. Professor da área de Biotecnologia, vai desenvolver atividades nos cursos de Laticínios. “Trabalho com biotecnologia, eu sou biólogo e estou bastante animado para contribuir ao máximo com o curso de Laticínios, que eu acho que é um curso bastante interessante. Eu adoro contribuir com o desenvolvimento do estado, do município, da região e eu tenho bastante a acrescentar, justamente porque eu sou dessa área e lá é uma bacia leiteira, eu estou bastante empolgado com essa temática”, disse o professor.

Novos servidores, novas realidades nos campi

Não é novidade nenhuma que a chegada dos novos professores era muita aguardada; principalmente para os diretores gerais dos campi. O pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto disse que eles chegam para resolver necessidades institucionais como o da abertura de novos cursos. “A gente tem curso novo no campus Itabaiana: o de Agroecologia; em Estância, tem o curso de Jogos Digitais; em Propriá, será ofertado pela primeira vez, dois cursos integrados: Agropecuária e outro na área de Informática, não tinha integrado lá ainda; e, em Poço Redondo, um curso integrado de Zootecnia. Além disso, os campi Socorro e Tobias Barreto iniciaram ofertas de cursos integrados com professores, na maior parte, substitutos. As primeiras turmas vão formar agora em 2025, então a gente efetiva esse grupo de professores, coloca os professores efetivos nessas posições. É um momento mesmo de fortalecimento institucional, de resolver também o compartilhamento de professores, que a gente tinha em muitas situações”, salientou o pró-reitor de Ensino.

O diretor geral do Campus Tobias Barreto, Marcio Melo, festejou a posse dos novos professores já que a situação da unidade sempre teve suas atividades acadêmicas desenvolvidas por professores substitutos e por profissionais compartilhados de outros campi. Para ele, a posse desses professores novos é o marco da consolidação do funcionamento principalmente do ensino integrado. “Agora realmente me sinto muito realizado, bem representado aqui e satisfeito com essa posse. Agora os cursos integrados de Informática e de Administração terão definitivamente uma nova perspectiva. Com os novos servidores temos também a perspectiva do lançamento do curso superior de Administração. O processo da elaboração e de aprovação do PPC já está sendo trabalhado”, revelou Marcio.

Poço Redondo: Zootecnia é o primeiro curso regular do campus

IMG 9357 2Inaugurado em 2023, o campus Poço Redondo, localizado no Alto Sertão Sergipano, vai ofertar o primeiro curso regular: Zootecnia. Por esse motivo, a posse dos novos servidores era tão mais aguardada pela direção de lá, que dos outros campi. “O Campus Poço Redondo tem uma peculiaridade. Ele inicia não com cursos regulares, mas sim com projetos de pesquisa e de ensino, como é o caso dos nossos cursos de Formação Continuada (FIC). Agora nós vamos começar com os cursos regulares. Estamos muito felizes de estar aqui na posse dos primeiros professores que irão fazer parte do quadro efetivo do campus. Nós estamos recebendo os professores que vão trabalhar no curso de técnico integrado de Zootecnia, que é o primeiro da região e o primeiro de todo o instituto federal. Então, Poço Redondo vem inovando com o curso novo na área de ciências agrárias e muito importante para a região. Com a chegada desses professores nós esperamos formar uma equipe forte, determinada para vencer os obstáculos que existem no local e poder estar trabalhando, produzindo e levando o ensino gratuito e de qualidade como é a missão do IFS”, destacou Irineia Nascimento, diretora geral do campus Poço Redondo.

Fortalecimento do EAD

O Ensino à Distância no IFS já é uma realidade há anos. Mas depois de um hiato nas atividades, ganhou novos contornos, a exemplo da parceria coma Universidade Aberta do Brasil (UAB), que abriu novos cursos na modalidade à distância. Com a posse dos novos servidores, ainda de acordo com Alysson Barreto, a instituição vai conseguir impulsionar ainda mais a EAD. “Esses professores novos e os removidos, caso não tenham sua carga horária mínima no campus, vão precisar fazer a complementação pela EAD conforme foi previsto nos editais. Portanto, a gente vai ter uma força de trabalho maior também dedicada à oferta de educação à distância, de construir e oferecer esses cursos”, concluiu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página