IFS discute temas relacionados à assistência estudantil durante encontro
Evento realizado na última sexta-feira, 14, no Campus Socorro, reuniu representantes dos diversos setores de atendimento aos alunos
Com o tema “Diálogo sobre as ações e atendimentos destinados aos estudantes do IFS”, foi realizado, na última sexta-feira, 14, no Auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Socorro, o I Encontro da Diretoria de Assuntos Estudantis (DIAE) 2025. Participaram do evento representantes das Coordenadorias e Coordenações de Assistência Estudantil (CAEs/COAEs), dos Núcleos de Apoio ao Estágio (NAEs), assistentes sociais e a equipe da DIAE.
O evento foi iniciado com as boas-vindas aos participantes do encontro e a apresentação da equipe da DIAE, por sua diretora, a professora Luciana Bitencourt. Em seguida, foi realizada uma apresentação musical com o maestro James Bertisch, um momento de acolhimento e integração do público presente.
Em seguida, o secretário de Planejamento e Administração do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Thyago Avelino, falou sobre o tema “Comunicação Não Violenta”, ressaltando a importância do diálogo e da escuta ativa na gestão das demandas estudantis.
Assistência
A respeito do aspecto administrativo da assistência, foram discutidas as etapas que regem os processos de pagamento dos auxílios estudantis. Representantes da CCONT/PROAD e das CAE/COAE debateram formas de padronizar e agilizar os processos de solicitação e pagamento dos auxílios/bolsas, garantindo maior eficiência na execução dos recursos destinados aos estudantes.
Na ocasião, o servidor Levi dos Santos, nutricionista lotado na DIAE, apresentou aos participantes a necessidade de parceria para a realização de projeto “Mapeamento do Perfil Alimentar dos estudantes do IFS”. Em seguida, foram entregues aos coordenadores/as das CAEs/COAEs os termos de livre consentimento de participação dos estudantes e o termo de confidencialidade, a fim de garantir a segurança dos participantes e respaldo institucional para realização do projeto, já aprovado pelo Comitê de Ética. O projeto em tela irá auxiliar na construção, desenvolvimento e avaliação de políticas de segurança alimentar e nutricional para os estudantes do IFS.
Importância
De acordo com os organizadores do encontro, a atividade foi fundamental para fortalecer o suporte aos estudantes do IFS, promovendo um espaço de diálogo entre servidores envolvidos diretamente em ações e programas estudantis e os setores administrativos. Isso porque, para eles, a padronização dos procedimentos de pagamento dos auxílios estudantis é um passo essencial para garantir que os estudantes tenham acesso rápido e eficiente aos recursos de permanência.
Ao final do evento, a diretora da DIAE, Luciana Bitencourt, destacou a relevância da parceria entre os setores, enfatizando a importância do trabalho em equipe para o cumprimento das demandas do Ministério da Educação (MEC) e para a garantia da permanência e êxito dos estudantes.


Redes Sociais