Equipes do IFS são contempladas com bolsa em programa de startups do Sebrae e da Fapitec
As cinco iniciativas foram selecionadas entre os 226 projetos inscritos e passaram por três etapas de seleção
Por: Adrine Cabral
Cinco startups desenvolvidas por alunos do Instituto Federal de Sergipe foram selecionadas no programa Startup Nordeste, que neste ciclo de 2024/2025 conta com parceria entre Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional e Sergipe) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec-SE). As equipes que desenvolveram as iniciativas receberão capacitações, mentorias especializadas e a Bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$ 6.500 mensais durante 6 meses.
O Startup Nordeste é um programa voltado para fomentar a inovação e fortalecer o ecossistema empreendedor do Nordeste, oferecendo mentorias, capacitações e apoio estratégico para transformar ideias inovadoras em negócios viáveis e escaláveis. A participação ativa dos estudantes nos encontros presenciais é fundamental para o desenvolvimento dos projetos.
Para o professor Augusto Andrade, diretor da DINOVE, o resultado do StartupNE demonstra a capacidade de IFS em propor novas soluções para a sociedade. “Mais importante é o fato que essas soluções foram, em sua maioria, desenvolvidas por estudantes do interior do estado, o que mostra a capacidade de interiorização do IFS", destaca.
Alessandro Viana, coordenador da CIE/DINOVE, explica que desde a primeira fase do programa Startup NE, a participação em eventos como o Hackathon Business Sebrae-IFS tem sido essencial para estimular estudantes e professores a se envolverem em iniciativas inovadoras. “Nesta jornada, tivemos 16 startups aprovadas na primeira fase e, ao final, cinco chegaram até a última etapa, demonstrando envolvimento dos nossos alunos e docentes. Esse resultado reforça a capacidade da nossa instituição em formar talentos e impulsionar o empreendedorismo e inovação".
Participantes
Raíra Zahara Alves de Oliveira é aluna do Campus Lagarto do IFS e integra a equipe da startup Aquafeed e destaca o quanto participar do StartupNE foi essencial. “Não só profissionalmente, mas contribuiu muito no meu desenvolvimento pessoal. Estar inserida em espaços como esse, concorrendo com startups brilhantes e inovadoras, ultrapassando os desafios de cada fase, me projeta num lugar de caminhos possíveis, de modo que me faz ter a certeza que estou no caminho certo”.
Já Dougas Murilo Gama Bispo, estudante do IFS – Campus Estância, integrou a equipe da AgroLineConstat e ressaltou que participar do programa de aceleração da Startup Nordeste foi uma experiência transformadora e que aprendeu com com ele a trabalhar em equipe, considerando diferentes opiniões.
“Inicialmente eu não buscava entrar no mundo das startups, mas essa oportunidade surgiu e mudou completamente minha visão sobre empreendedorismo e inovação. Precisei me aprofundar um pouco em programação para atender às exigências do produto e buscar soluções, esse desafio foi ótimo para meu crescimento, pois aprendi novas habilidades técnicas, mas também compreendi melhor como desenvolver e evoluir uma startup”, pontuou.
“O outro aprendizado foi perceber que nada se consegue sozinho, trabalhar em equipe, compartilhar ideias e considerar diferentes opiniões fez toda a diferença para o desenvolvimento do nosso projeto. O trabalho colaborativo foi um dos pilares que nos permitiu avançar nas fases do programa. Essa experiência me fez enxergar um futuro cheio de possibilidades. Hoje tenho a certeza de que empreender não é apenas sobre ter uma ideia, mas sobre acreditar nela, aprender constantemente e caminhar junto com as pessoas certas”, finalizou.
Startups do IFS contempladas
1. ADA.AI – A amiga das mães – Campus Lagarto
Descrição do negócio: é a primeira assistente virtual pensada para cuidar de quem mais cuida: as mães. Com empatia, leveza e informação de qualidade, ela apoia, orienta e acolhe, 24 horas por dia, direto no WhatsApp.
- Professoras: Stephanie Kamarry e Catuxe Varjão
- Aluno: Matheus Cavalcante
2. AgroLineConstat – Campus Estância
Descrição: É um sistema de marcador líquido para facilitar a visualização das linha para o balizamento do plantio, mesmo durante a noite, usando um líquido florescente sobe luz UV.
- Professores: Alessandro Fontes, Elaine Menezes, Juliano Lima e Tatiane Böhomer
- Alunos: Davisson Kennedy de Souza Oliveira, Dougas Murilo Gama Bispo e Josan Batista de Sales
Descrição: É um sistema integrado com sensores e IA que identifica o apetite dos peixes na piscicultura. Focado no pequeno e médio piscicultor, o aquafeed busca aumentar a produtividade e reduzir custos de ração.
- Prof. Stephanie Kamarry e Fabio Prudente
- Alunos: João Pedro Santana e Raíra Zahara Alves de Oliveira
Descrição: desenvolve um sistema que automatiza cadeiras de rodas motorizadas, permitindo a locomoção sem joystick por meio de sensores inteligentes. Nossa solução oferece mais autonomia e inclusão para pessoas com deficiência motora severa.
- Professores: Stephanie Kamarry e Fabio Prudente
- Alunos: Luiz Eduardo Oliveira e Vinícius Santos
5. Rede Pescador – Campus Estância
Descrição: É uma iniciativa inovadora voltada para a valorização da pesca artesanal e o fortalecimento da renda dos pescadores. A plataforma digital conecta diretamente os pescadores aos consumidores e restaurantes, elimina os intermediários e garante um comércio mais justo e sustentável. Alinhada aos ODS, o projeto se destaca por sua abordagem intuitiva e sustentável, oferecendo um marketplace especializado na comercialização de pescado fresco.
- Professora: Márcia Santos
- Aluno: Dayvid Costa




Redes Sociais