Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado Profissional em Turismo do IFS vence prêmio de melhor artigo internacional em periódico científico
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Mestrado Profissional em Turismo do IFS vence prêmio de melhor artigo internacional em periódico científico

Publicado: Segunda, 05 de Mai de 2025, 11h21 | Última atualização em Segunda, 05 de Mai de 2025, 11h21

Premiação marca os 10 anos do Programa de Pós-graduação em Turismo do IFS

Premio MEstrado turismo 2O Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi destaque no Fórum ABRATUR 2025, da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil, realizado no Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina, ao conquistar o 1º lugar na premiação de melhor artigo publicado em periódico científico. O trabalho premiado, intitulado “Virtual Reality Software: empowering tourism marketing through technology”, foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado Profissional (PPMTUR) do IFS, com autoria principal da egressa Lenne Santos, sob orientação do professor Jaime José da Silveira Barros de Medeiros e coorientação do professor José Augusto Andrade Filho, ambos integrantes do corpo docente do programa.

Publicado no periódico internacional Current Issues in Tourism – revista classificada como Qualis A, com fator de impacto JCR de 5,7, CiteScore de 15,5 e índice SJR de 1,916, considerada uma das mais relevantes do mundo na área de turismo – o artigo analisa o uso de softwares de realidade virtual como ferramenta estratégica para o marketing turístico, evidenciando o potencial de inovação da pesquisa aplicada desenvolvida nos Institutos Federais.

Premio MEstrado turismo 1Durante a cerimônia de premiação, Lenne Santos apresentou os dados sobre o desenvolvimento do produto técnico originado de sua pesquisa – o software e sua logomarca – ambos devidamente registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), reforçando o compromisso com a inovação tecnológica e a proteção da propriedade intelectual no âmbito do mestrado.

Atualmente, Lenne dá continuidade aos seus estudos no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição onde também atua o coautor do artigo, professor Marcelo Porte, como docente permanente.

O reconhecimento, realizado em um dos mais importantes eventos da área de turismo da América Latina, foi especialmente simbólico por ocorrer dentro de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, reafirmando o protagonismo dos Institutos Federais na produção de ciência aplicada com forte impacto territorial.

O professor Jaime José da Silveira Barros de Medeiros, que representou o IFS na premiação, ressaltou a importância do prêmio para o programa e para os institutos federais. “Essa conquista é uma prova concreta da relevância da pesquisa acadêmica aplicada desenvolvida na Rede Federal. Ela mostra que é possível inovar, formar profissionais de excelência e contribuir com soluções reais para os desafios do turismo. Receber esse prêmio em 2025 tem um valor ainda mais especial, pois celebramos os 10 anos do PPMTUR – o primeiro mestrado do Instituto Federal de Sergipe e o único da Rede Federal dedicado ao turismo. É uma alegria imensa ter participado da idealização desse programa, que continua fazendo história e formando líderes com compromisso público”.

Para Lenne, receber esse prêmio foi uma importante forma de reconhecimento de muita dedicação. “O PPMTUR do IFS, juntamente com o PPGTUR da UFRN foram fundamentais nesse processo – me proporcionaram formação, respaldo, orientação e a possibilidade de inovar. Ter um artigo premiado internacionalmente, ao lado de professores e pesquisadores dedicados e com tanta expertise em pesquisa, evidencia ainda mais o potencial da ciência produzida nos Institutos e Universidades Federais. Sinaliza que estamos no caminho certo, produzindo conhecimento de impacto transformador", destacou.

O projeto teve financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituições essenciais para o fortalecimento da pesquisa científica em nível regional e nacional.

Sobre a ABRATUR e o Fórum ABRATUR 2025

A ABRATUR – Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil é uma rede de pesquisadores e pesquisadoras que tem como propósito contribuir para a internacionalização da pesquisa brasileira em turismo, promovendo a integração e a cooperação entre estudiosos inseridos na comunidade acadêmica internacional e comprometidos com o desenvolvimento científico do Brasil.

Entre os dias 28 de abril e 2 de maio de 2025, a ABRATUR realizou o Fórum ABRATUR 2025, sediado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis (SC). O evento é um marco científico voltado para o fortalecimento da pesquisa em turismo no Brasil, tendo como tema central “Redes Científicas Internacionais para o Fortalecimento da Pesquisa Brasileira em Turismo”.

O Fórum busca ampliar e fortalecer redes de colaboração científica, promovendo o intercâmbio de experiências, a formação de parcerias e a troca de conhecimentos entre acadêmicos de renome internacional, pesquisadores brasileiros com ampla inserção global, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais da área.

A programação é composta por apresentações de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, workshops e atividades de networking, com foco na construção de vínculos duradouros entre instituições e pesquisadores. Nesta edição, o evento se destaca pela implantação de inovações que favorecem a criação de redes de colaboração científica, com participação ativa de convidados internacionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página