Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS integra Encontro Anual de Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Início do conteúdo da página
ARTICULAÇÃO

IFS integra Encontro Anual de Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Publicado: Quarta, 07 de Mai de 2025, 17h28 | Última atualização em Quinta, 08 de Mai de 2025, 15h46

Evento em Brasília reuniu gestores da Rede Federal, tendo o intuito de fortalecer o uso de indicadores como ferramentas estratégicas

TRANSPARENCIA ATIVAA transparência e o uso estratégico de dados na educação pública ganharam ainda mais força com a presença do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no II Encontro Anual de Transparência Ativa e Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Realizado em Brasília, nesta terça, 06, e quarta, 07, o evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), reuniu especialistas e gestores de todo o país para discutir o futuro da informação e da governança educacional.

A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede (DDR/Setec), teve como objetivo promover a transparência, incentivar a participação ativa da comunidade educacional e fortalecer o uso de indicadores como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento da Rede Federal.

Representando o IFS, participaram do encontro: Chirlaine Gonçalves, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional (Prodin); Alysson Barreto, pró-reitor de Ensino (Proen); Célio Aguiar, chefe do Departamento de Gestão Acadêmica (DGA/Proen); e Nara de Carvalho, procuradora educacional institucional (PEI/Proen).

WhatsApp Image 2025 05 07 at 16.17.18Um dos pontos altos da programação foi a mesa-redonda: “Muito além dos números: indicadores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação”, que contou com a participação do professor Alysson. Representando a instituição e também atuando como coordenador do Fórum de Dirigentes do Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), o pró-reitor de Ensino falou de perspectivas futuras, indo além dos indicadores da área de ensino presentes da Plataforma Nilo Peçanha (PNP).

“Quis trazer para essa mesa um olhar mais social, conectando os indicadores às questões que envolvem o compromisso social dos Institutos Federais na formação dos estudantes. Essa formação acontece por meio da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, pautada nos princípios da formação humana integral, na articulação entre teoria e prática, na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e também no trabalho como princípio educativo”, explica o pró-reitor.

WhatsApp Image 2025 05 07 at 16.17.17Segundo ele, foi ressaltada ainda a importância de avaliar os indicadores de permanência de forma transversal, já que são impactados por ações que vão além do ensino. “Finalizamos com uma provocação sobre o que realmente significa o êxito do estudante. A plataforma pode apontar o percentual de conclusão por ciclo de matrícula, mas nossa função social vai além disso: é oferecer oportunidades reais de transformação de vida e de escolha consciente sobre o futuro”, completou.

Na oportunidade, foi possível trazer ao conhecimento da rede os dados e indicadores do IFS, fruto do trabalho contínuo dos setores que compõem a instituição, conforme direcionamentos realizados pela equipe da Prodin. Chirlaine, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, explica que especificamente no que se refere à transparência ativa e aos indicadores da Rede Federal, a Prodin atua na articulação entre as áreas, orientando quanto aos padrões de coleta e organização dos dados, garantindo que as informações estejam alinhadas às diretrizes nacionais.

“Também realizamos capacitações, revisões metodológicas e acompanhamentos contínuos para assegurar a integridade e a tempestividade das informações prestadas. Acreditamos que a transparência institucional e a gestão por indicadores são fundamentais para o fortalecimento da governança e o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à sociedade”, explica a pró-reitora.

Segundo Célio, os painéis também trouxeram à tona a importância da integridade, padronização e qualidade na coleta de dados acadêmicos, especialmente no que diz respeito aos registros de matrícula e sua consolidação nos censos e ciclos nacionais. “O debate reforçou a relevância dos processos conduzidos pela Proen, por meio do DGA e da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), como base para uma gestão educacional eficiente e transparente”, destacou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página