IFS lança Cartão Pesquisador para facilitar execução de projetos científicos
Cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 26, na Reitoria
Na manhã desta segunda-feira, 26, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou o lançamento oficial do Cartão Pesquisador, em cerimônia realizada na sede da Reitoria. A iniciativa tem como objetivo agilizar e desburocratizar o acesso a recursos financeiros destinados a projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores da instituição.
O Cartão Pesquisador funcionará com limites que variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, conforme o valor aprovado para cada projeto. Os recursos poderão ser utilizados diretamente pelo pesquisador responsável para pagamento de bens, serviços e demais despesas relacionadas às atividades científicas, desde que estejam previamente autorizadas.
Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão do IFS, a medida representa um avanço importante no incentivo à pesquisa e inovação, permitindo maior autonomia aos pesquisadores e mais eficiência na execução orçamentária dos projetos. “O Cartão Pesquisador é uma ferramenta bastante importante de fazer a gestão dos recursos financeiros alocados em diversos projeto de pesquisa, extensão e inovação. Ele trará mais segurança e transparência em relação ao uso dos recursos destinados aos projetos, trazendo tranquilidade ao pesquisador, com relação a prestação de contas e utilização dos recursos”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex), José Osman dos Santos
Durante a cerimônia, servidores, coordenadores de pesquisa e representantes de diversos campi participaram do evento. Para Rômulo Oliveira, gerente dos Cursos Integrados do Campus Aracaju, o cartão vai facilitar a vida do pesquisador, já que permite total acompanhamento das despesas realizadas, facilita a prestação de contas e confere maior segurança às operações. “A implantação dessa ferramenta vai facilitar o trabalho dos pesquisadores, principalmente na aquisição de materiais necessários para desenvolver a sua pesquisa e também na prestação de contas que era um trâmite demorado e que levava muito tempo. Com essa aquisição vai poder sobrar tempo para se fazer o que realmente é necessário; que é desenvolver os projetos”, salientou.
Com o Cartão Pesquisador, o IFS segue a tendência nacional de modernização dos instrumentos de fomento à ciência e à tecnologia, fortalecendo o papel das instituições federais na produção de conhecimento e no desenvolvimento regional. “ O IFS é a primeira instituição do estado de Sergipe a implantar o cartão pesquisador para dar suporte aos seus pesquisadores. É uma ferramenta que vai auxiliá-los a fazer prestação de contas e junto ao Suap, o novo sistema de gestão da instituição, vai ajudar a gerir melhor os recursos financeiros”, disse Mário Farias, diretor de Pesquisa e Pós-graduação.
Flávio Antônio Caram, gerente do Escritório do Setor Público do Banco do Brasil, reforçou o pioneirismo do IFS na aquisição do cartão e que já pensa em expandir a outras instituições. “O IFS deu um pontapé importante sendo a primeira instituição a adquirir o Cartão Pesquisador no estado. A gente espera implantá-lo em outras instituições também. É um cartão bastante interessante pois dá transparência, autonomia e agilidade. Além de auxiliar o pesquisador a utilizar os recursos da maneira mais adequada”, finalizou.


Redes Sociais