IFS inaugura Memorial e reforça compromisso com a preservação da história institucional
O novo espaço será inaugurado na próxima sexta, 06 de junho.
Em tempos de avanços tecnológicos e transformação constante, preservar a história torna-se um ato de resistência e valorização da identidade. No Instituto Federal de Sergipe (IFS), esse compromisso se materializa com a inauguração do Memorial do IFS (MIFS), um ambiente pensado para conservar, valorizar e dar visibilidade à rica trajetória desta instituição centenária, que vem ao longo dos anos, transformando a vida de milhares de sergipanos.
O novo espaço será inaugurado na próxima sexta, 06 de junho, na sede da Reitoria, durante a festa dos Aposentados do IFS. A data marca não apenas a celebração da trajetória de servidores que ajudaram a construir a história da instituição, mas também o início de uma nova etapa no cuidado com o seu patrimônio histórico.
Segundo a coordenadora-geral de Protocolo e Arquivo do IFS (CGPA), Manuela do Nascimento, o MIFS terá como missão conservar a história do Instituto por meio de um projeto de preservação voltado à valorização do patrimônio histórico da comunidade acadêmica. Ela destaca ainda que a expografia do novo espaço museológico foi pensada como uma reserva técnica visitável: "Com isso, o público poderá conhecer de perto como são conservados os objetos, entender os procedimentos curatoriais, verificar como são armazenados e identificados. Nosso objetivo é criar com os visitantes uma experiência ampliada com os acervos museológicos, bibliográficos e documentais".
O acervo acumulado ao longo dos anos pelo Memorial do IFS contempla desde objetos da época da Escola de Aprendizes até o período do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/SE), passando por projetos com foco na memória institucional. Um exemplo desse esforço é o trabalho do LABHIST, desenvolvido no Campus Estância, e o Centro de Memória Benjamin Constant, no Campus São Cristóvão.
“A proposta é tornar o MIFS um espaço vivo, com constante interação com servidores, colaboradores, aposentados, alunos e ex-alunos. Além disso, o conteúdo continuará sendo divulgado nas redes sociais e no site oficial do Memorial, funcionando como vitrine digital da história institucional”, explica Manuela.
História e impacto social
Criado como Instituto Federal em 2008, a partir da transformação do antigo Cefet/SE, o Instituto Federal de Sergipe é uma instituição pública de ensino que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Sua origem, no entanto, remonta ao início do século XX, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices, marco da educação profissional no estado de Sergipe. Com o passar das décadas, evoluiu para Escola Técnica e, posteriormente, para o Cefet, consolidando sua trajetória como referência no ensino técnico.
Atualmente, o IFS destaca-se por seu compromisso com a formação integral dos alunos, unindo ensino, pesquisa e extensão. Entre as conquistas recentes estão o Mestrado em Ensino de Computação, o Programa Partiu IF, a atuação em programas de Startup do Sebrae e o destaque da equipe de Xadrez do Campus Socorro nos Jogos Escolares da TV Sergipe, em 2024. Essas ações refletem o papel da instituição na promoção da excelência acadêmica.
O impacto positivo do IFS na comunidade sergipana também é evidente na promoção da inclusão social e do desenvolvimento sustentável. A oferta gratuita de ensino técnico e tecnológico tem contribuído significativamente para a qualificação da população de baixa renda, capacitando-a para atuar em áreas estratégicas como tecnologia, meio ambiente e indústria. Para o futuro, a construção de dois novos campi, nos municípios de Aracaju (bairro: 17 de Março) e de Japaratuba, representando mais um passo na expansão da educação pública de qualidade em todo o estado.
Todos esses temas serão abordados no espaço museal do IFS. PRESTIGIE!


Redes Sociais