Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Acessibilidade promove o "Naedi Itinerante" no Campus São Cristóvão
Início do conteúdo da página
INCLUSÃO

Núcleo de Acessibilidade promove o "Naedi Itinerante" no Campus São Cristóvão

Publicado: Segunda, 02 de Junho de 2025, 15h45 | Última atualização em Quarta, 04 de Junho de 2025, 19h30

Ação fortalece práticas inclusivas por meio da troca de experiências entre os Napnes dos campi do IFS

IFS Núcleo de Acessibilidade promove o Naedi Itinerante no Campus São Cristóvão A construção de uma educação verdadeiramente inclusiva passa pela escuta, pelo diálogo e pelo fortalecimento de práticas que respeitem as diversidades. É com esse propósito que o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Inclusão (Naedi), vem promovendo o projeto “Naedi Itinerante” - uma ação sistêmica que visa aproximar os profissionais dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e fomentar a integração das práticas de acessibilidade em todos os campi da instituição.

IMG 20250530 083431Como parte das ações previstas no Plano Anual de Trabalho 2025, o Naedi Itinerante esteve no Campus São Cristóvão na última sexta, 30 de maio, com atividades nos turnos da manhã e da tarde. O encontro proporcionou um espaço de troca de experiências e fortalecimento entre as equipes dos Napnes, alinhando estratégias e refletindo sobre desafios e avanços da inclusão no IFS.

Segundo Christianne Rocha, psicóloga e coordenadora do Núcleo, o projeto itinerante representa uma forma concreta de valorizar os saberes construídos nos diferentes campi e ampliar o diálogo institucional sobre práticas inclusivas. Ela também destacou a importância da parceria com o Napne São Cristóvão para a realização do evento: "O Napne do Campus São Cristóvão foi um importante parceiro para viabilizar o Naedi Itinerante, garantindo a infraestrutura necessária para o evento, além de ter realizado um excelente acolhimento a toda a equipe”.

A programação teve início com um café da manhã nordestino, seguido da apresentação da proposta do projeto itinerante e dos objetivos da ação, que incluem integrar os trabalhos das equipes dos Napnes, promover a troca de experiências e fortalecer a atuação conjunta desses núcleos.

PANO 20250530 091339No período da manhã, o destaque foi a apresentação do tema “Construindo o PEI: estratégias e caminhos viáveis”, conduzida pela psicopedagoga Jacqueline Cavalcanti e pela professora Daniele Mouzinho, do Napne do Campus Aracaju. Já no turno da tarde, após um tour pelas instalações do Campus São Cristóvão, os participantes retomaram os debates com o estudo de caso “A chegada dos estudantes pré-silábicos no instituto”, compartilhado pela equipe do Napne do Campus Tobias Barreto.

A coordenadora ressaltou o impacto das discussões promovidas durante o encontro: "Foi um rico espaço de apresentação de experiências vivenciadas pelas equipes dos Napnes, trazendo para o debate reflexões coletivas visando o fortalecimento do trabalho de inclusão e acessibilidade na instituição”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página