Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Salas Verdes fortalece a educação ambiental em Sergipe
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE

Encontro de Salas Verdes fortalece a educação ambiental em Sergipe

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Publicado: Segunda, 02 de Junho de 2025, 21h23 | Última atualização em Segunda, 02 de Junho de 2025, 21h30

Evento realizado na reitoria do IFS reuniu 50 participantes, na última sexta-feira (30)

Fotos: Silvia Xavier/Instituto Aspasia de Mileto

0IMG 9645 sala verde cardA 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em dezembro na cidade de Belém do Pará, tem suscitado debates em todo o país. Inspirado neste momento, foi realizado o Encontro Sergipano das Salas Verdes (Essave), evento preparatório em nosso estado rumo à COP30, e promovido numa parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Aspasia de Mileto e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (Gepease).

A discussão teve como tema a educação ambiental e a cooperação entre sociedade civil, entes privados e instituições governamentais. Participaram do encontro professores, educadores, ativistas ambientais, gestores públicos, representantes de ONGs e estudantes, que foram convidados a elaborar propostas sustentáveis em cinco temas relacionados ao evento.

0IMG 9777 os 4A programação do evento, iniciada às 14h30, contou com uma apresentação de dança regional do Grupo Mangabeiras da Barra dos Coqueiros/SE. Na sequência, a abertura contou com as falas de abertura que abordaram a COP30, sustentabilidade, Salas Verdes e educação, ministradas por Adson Francisco (Gepease), pelas professoras Aline Nepomuceno (UFS) e Márcia Santos (IFS), e por Isabelle Blengine, gerente de Educação Ambiental da Semac.

IMG 9758A professora Márcia Santos, coordenadora da Sala Verde do IFS, destacou o momento de integração do evento. “É uma honra para o IFS sediar esse encontro, uma oportunidade de discutir educação ambiental, propor a formação de uma rede sergipana de Salas Verdes e falar sobre o processo de implantação de uma Sala Verde para incentivar outras instituições”, disse.

1000430879A professora Cláudia Melo, coordenadora de Conduta Consciente da Universidade Tiradentes (Unit), que desenvolve atividades de ensino e pesquisa em Saúde Única, visualiza a Sala Verde como uma excelente estratégia. “A saúde humana não é mais a mesma e está atrelada ao meio ambiente. Eu já trabalho com educação e sustentabilidade em comunidades e territórios, por que não organizar isso numa Sala Verde? Então eu vim para aprender, fazer parcerias e me unir a essa rede colaborativa”, explicou.

0IMG 9772 Isabelle semacJá Isabelle Blengine, gerente de Educação Ambiental da Semac, destacou a importância de dar continuidade a discussões iniciadas ainda no século passado. “Em 1992, tivemos o tratado de educação ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, depois a Rio+20, em 2012, e agora realizamos essa terceira jornada sobre o clima, no âmbito da COP30. É muito gratificante perceber tanta gente reunida aqui, de diferentes instituições e, até mesmo, delegados da Semana Nacional de Meio Ambiente, todos unidos com o mesmo propósito”, enfatizou.

0IMG 9890 delegado entrevistadoEmanuel Garapa é um desses delegados e atua como membro da Associação Plantar para a Vida, um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC). Ele destaca a importância de participar de eventos como esse. “Nossa associação já realiza um trabalho socioambiental e agroecológico em diversas frentes e com muitas parcerias. Aqui o nosso foco é contribuir com a extensão que o IFS e a UFS, por exemplo, desenvolvem e somar nessa corrente meio ambiente”, endossou.

0IMG 9766 katharynaA estudante Katharyna Almeida, do curso de engenharia Ambiental e Sanitária do campus São Cristóvão/IFS e voluntária do Projeto Ecotech/IFS, também marcou presença no Essave. "Foi bacana a troca que aconteceu aqui, descobrir outras Salas Verdes que estão ativas no estado e aprender com diversos projetos, além de estabelecer conexão com diferentes pessoas que também atuam com educação ambiental", concluiu.

Com a finalidade de realizar a escuta dos participantes, todos foram convidados para a dinâmica “Café com Partilha”, propondo ideias e compartilhando experiências em sustentabilidade e educação. As sugestões foram anotadas pela organização do evento e vão compor um documento que será cadastrado junto à Jornada Pedagógica e Educação Ambiental Rumo à COP30. Também foi realizado o sorteio de livros e a distribuição de mudas de plantas e hortaliças.

registrado em:
Fim do conteúdo da página