Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado Oficial
Início do conteúdo da página
NOTA À COMUNIDADE

Comunicado Oficial

Publicado: Segunda, 09 de Junho de 2025, 13h50 | Última atualização em Segunda, 09 de Junho de 2025, 13h53

Em virtude de denúncia relacionada a episódio de discriminação envolvendo membro do corpo docente e discente, esta Instituição manifesta pesar pelo ocorrido

Em virtude de denúncia relacionada a episódio de discriminação envolvendo membro do corpo docente e discente, esta Instituição manifesta pesar pelo ocorrido e reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade, do respeito à diversidade e da construção de um ambiente acadêmico inclusivo e acolhedor.

A Instituição reconhece a gravidade e o impacto de situações dessa natureza e destaca que atua de forma contínua para coibir e combater toda forma de discriminação e preconceito. Para tanto, desenvolve e implementa políticas e ações voltadas à inclusão, acessibilidade e respeito às diversidades em todos os seus segmentos, abrangendo discentes, docentes, servidores administrativos e colaboradores terceirizados.

Entre as iniciativas institucionais, destacam-se:

Política de Inclusão, Acessibilidade e Respeito às Diversidades para Discentes: Orienta o planejamento estratégico, programas, projetos e ações, visando à promoção do respeito às diversidades socioeconômica, cultural, étnico-racial, sexual, de gênero, geracional e para pessoas com deficiência ou necessidades específicas, além da defesa dos direitos humanos e da cultura de paz.

Política de Ações Afirmativas: Busca promover a inclusão e o respeito à diversidade, assegurando o acesso, permanência e êxito dos estudantes, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social ou histórica.

Núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão: Vinculados à Reitoria, são responsáveis pelo planejamento e implementação de políticas de integração social, respeito às diferenças, eliminação de discriminações e promoção da cultura de paz e não violência, incluindo núcleos específicos para acessibilidade, igualdade de gênero e diversidade sexual, estudos afro-brasileiros e indígenas, e enfrentamento à violência e assédio.

A Instituição reconhece que o racismo estrutural está presente em diversos setores da sociedade brasileira e, por isso, mantém constante revisão de procedimentos, práticas e normativas, visando ao aprimoramento das ações para mitigar toda forma de discriminação.

Diante do relato, foram adotadas providências imediatas, incluindo a instauração de procedimento apuratório, com oitiva das partes envolvidas e garantia do contraditório e ampla defesa. Ressalta-se o reconhecimento da inadequação da conduta, com manifestação formal de retratação pelo agente envolvido.

A partir deste episódio, a Instituição reforça seu compromisso com o diálogo, a educação e a conscientização como instrumentos de transformação social, reafirmando o empenho em aprimorar políticas e práticas de inclusão, respeito e justiça social em seu ambiente acadêmico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página