IFS e Embrapa firmam protocolo de intenções para fortalecer desenvolvimento sustentável em Sergipe
Acordo visa fortalecer ações conjuntas nas áreas de pesquisa, inovação, ensino e transferência de tecnologias
Na última sexta-feira (13), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oficializaram a assinatura de um protocolo de intenções com foco na cooperação mútua para o desenvolvimento sustentável. A cerimônia ocorreu no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, como parte das comemorações pelos 50 anos da instituição.
O acordo firmado entre as duas instituições públicas visa fortalecer ações conjuntas nas áreas de pesquisa, inovação, ensino e transferência de tecnologias, com ênfase em temas estratégicos como segurança alimentar, produção de alimentos saudáveis, nutrição e inclusão socioprodutiva da Agricultura Familiar sergipana, entre outros.
Dirigentes do IFS e da Embrapa destacaram a importância da parceria para impulsionar soluções sustentáveis baseadas em evidências científicas. O protocolo também prevê o desenvolvimento de políticas públicas que considerem os impactos ambientais nos diferentes territórios do estado, além de contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas.
De acordo com a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, a integração de esforços vai potencializar iniciativas voltadas à promoção da sustentabilidade no campo e à melhoria da qualidade de vida das populações rurais. “Com essa parceria vamos trabalhar o ensino, a pesquisa, a extensão com intenção de ampliar as ações de inovação. E que o conhecimento gerado pelo IFS e pela Embrapa possa favorecer os trabalhadores da agricultura familiar, já que trabalhamos com pesquisa. Será uma troca de experiências entre nossos pesquisadores e entre os pesquisadores e os nossos alunos que poderão aprender de forma prática junto as comunidades, como forma de extensão”, disse a reitora.
Para Tereza Cristina de Oliveira, chefe Geral interina da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a expectativa é de que, a partir desse acordo, novos projetos conjuntos sejam viabilizados, unindo o conhecimento técnico-científico da Embrapa com a capilaridade e a atuação educacional do IFS em todo o estado. “O IFS já é nosso parceiro. Nós temos vários trabalhos com Agroecologia e agora com a assinatura deste protocolo a tendência é intensificar as ações de parceria técnica junto ao IFS. Além já do tema agroecologia, a gente abrangeu alguns temas que são interessantes para as duas instituições, tanto para os alunos, ajudando na formação quanto para as comunidades, já que temos projetos junto as comunidades e quem ganha com isso são as pessoas, a sociedade e, em momento de emergência climática, momento de crise como a gente vive nessa sociedade atual, contemporânea, é necessário a gente se juntar”, pontuou.
A celebração dessa parceria estratégica, reforça o compromisso das instituições com a inovação agrícola e o desenvolvimento territorial sustentável tão necessários em tempos das mudanças severas que atingem o clima e consequentemente o planeta e a sobrevivência humana.


Redes Sociais