Projeto Ecotech do IFS conquista 1º lugar no Prêmio Criativos Escola + Natureza
Projeto une educação ambiental e protagonismo juvenil com reconhecimento nacional e participação na COP30
O Projeto Ecotech, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), é o grande vencedor do Prêmio Criativos Escola + Natureza 2025, promovido pelo Instituto Alana. Representando o bioma Mata Atlântica, o Ecotech conquistou o 1º lugar entre 1.593 iniciativas inscritas de todo o Brasil, reafirmando a força de sua metodologia de educação ambiental, baseada no outdoor learning (aprendizado fora da sala de aula) e no protagonismo juvenil. A premiação foi anunciada em junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Além desse reconhecimento nacional, o Ecotech também foi selecionado, por duas vezes consecutivas, nos Editais REI/IFPE (nº 11/2024 e nº 24/2024), garantindo sua participação na COP30, em Belém-PA, onde representará, em novembro, a Rede Federal e a educação ambiental brasileira. “Com a conquista do Prêmio Alana, três estudantes e eu, como coordenadora, teremos a oportunidade de estar presentes no evento, com a possibilidade de levarmos também uma de nossas escolas parceiras”, destaca a coordenadora do projeto, professora Márcia Maria de Jesus, atualmente lotada no Campus Aracaju.
Consolidação do Ecotech
Criado em 2021, o Ecotech se consolidou como um projeto de educação ambiental com profundo impacto socioambiental. Sua metodologia inovadora utiliza trilhas interpretativas e atividades ao ar livre para promover a conservação dos ecossistemas locais e a valorização das comunidades tradicionais. Com o lema: “Conhecer para Pertencer”, o projeto incentiva a conexão entre jovens, comunidade e natureza, tornando-se uma referência replicável para escolas de todo o país.
Durante a pandemia, o projeto se fortaleceu ainda mais, adaptando práticas pedagógicas e ampliando seu alcance. A abordagem interdisciplinar envolve diferentes níveis acadêmicos e áreas do conhecimento, sempre com foco na conservação ambiental e na formação de cidadãos conscientes.
Reconhecimento
O Prêmio Criativos Escola + Natureza é apenas um dos marcos do Ecotech. Pela primeira vez, uma equipe de Estância representa a Mata Atlântica em um concurso de dimensão nacional. Para a coordenadora, a conquista é histórica e reforça a relevância das práticas ambientais do projeto.
“É uma honra e uma grande responsabilidade representar o bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do país, reconhecido como hotspot (local de urgente preservação) por sua imensa biodiversidade”, afirma Márcia. A docente ressalta que o trabalho do Ecotech vai além da conservação ambiental, alcançando também as comunidades tradicionais com as quais o projeto atua, especialmente nos ecossistemas de manguezal e restinga.
Ela explica que as iniciativas desenvolvidas através projeto são baseadas na conexão entre a escola, a comunidade e a natureza, um conjunto que pode ser adaptado a qualquer realidade, seja em zonas urbanas ou rurais.
“Este reconhecimento nos gratifica profundamente, pois consolida as nossas práticas e valida que estamos no caminho certo. Através do outdoor learning, que propomos como metodologia de ensino, buscamos não só sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação, mas também engajá-los no processo de cuidado e conservação dos ecossistemas locais”, enfatiza a coordenadora.
Ela destaca que este resultado não é apenas uma conquista do Ecotech, mas um convite para que outras escolas e educadores adotem práticas semelhantes, integrando a educação ambiental aos currículos e incentivando o protagonismo estudantil.
Engajamento coletivo
O sucesso do Ecotech é fruto da colaboração entre estudantes, professores e parceiros institucionais. A equipe conta com quatro bolsistas do 3º ano dos cursos Integrados de Energias Renováveis e Edificações, que têm se destacado pela dedicação às ações do projeto. “Essas alunas, parte da equipe do Ecotech, desempenham um papel fundamental na execução das atividades do projeto, demonstrando protagonismo juvenil e engajamento com as causas ambientais.”, afirma Márcia.
Maria Clara Leal, estudante integrante do projeto, comemora a conquista: “Tem sido uma jornada de muito aprendizado e de muita alegria. Aprender sobre sustentabilidade e os impactos da nossa rotina na saúde do planeta é algo extremamente necessário e essencial para minha formação como cidadã. O sentimento que fica é de profunda gratidão por ser parte dessa iniciativa, pelo apoio constante da Márcia às nossas ideias e por todas as pessoas que já contribuíram com o projeto antes de nós”.
A Escola Agrícola, parceira do projeto desde 2021, desempenha um papel fundamental, com apoio de professores de Biologia e Geografia, além de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) voltadas à conservação de nascentes e roteiros de cicloturismo. O projeto também recebe incentivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE) e conta com apoio do setor privado e de gestores públicos.
Impacto social
As metodologias do Ecotech foram desenvolvidas para serem facilmente adaptadas a escolas com diferentes condições de infraestrutura. A simplicidade e eficiência do outdoor learning permitem integrar a educação ambiental às disciplinas regulares, engajando alunos em ações climáticas e na preservação de biomas locais.
De acordo com a coordenadora, essa proposta está alinhada à Política Nacional de Educação Ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de contribuir para estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Prêmio e COP30
A conquista do Prêmio Criativos Escola + Natureza e a classificação em 1º lugar no eixo educação do Edital REI/IFPE nº 11/2024 colocam o Ecotech em destaque nacional e internacional. A equipe estará na COP30, em Belém-PA, representando não apenas o IFS e Sergipe, mas a educação ambiental brasileira no cenário global.
“Estar na COP30 é mais do que uma realização para o Ecotech. É a chance de compartilhar as experiências do projeto com o mundo, inspirar ações transformadoras e reforçar o compromisso da educação ambiental na construção de um futuro mais sustentável.”, conclui Márcia.
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