Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Esporte, inclusão e integração marcam os Jogos Intercampi 2025 do IFS
Início do conteúdo da página
CULTURA ESPORTIVA

Esporte, inclusão e integração marcam os Jogos Intercampi 2025 do IFS

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Publicado: Terça, 05 de Agosto de 2025, 13h55 | Última atualização em Quarta, 13 de Agosto de 2025, 16h00

Este ano, a competição ampliou o seu leque de modalidades.

capaOs Jogos Intercampi do Instituto Federal de Sergipe (JIFS 2025) movimentaram a comunidade acadêmica na semana de 28/07 a 01/08, com disputas emocionantes e finais que testaram o coração dos torcedores. Realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), o evento teve como coordenador-geral, o professor de Educação Física, Fábio Nunes, da Coordenação de Promoção de Esporte e Lazer (Copel), e envolveu nove campi do IFS - com exceção do Campus Poço Redondo, que iniciou sua primeira turma regular neste semestre.

jifsA programação aconteceu simultaneamente em duas sedes: no Campus Aracaju e na Estação Cidadania, no bairro Bugio, zona norte da capital sergipana. A escolha dos espaços buscou garantir estrutura adequada para receber atletas, torcidas e delegações, promovendo acessibilidade, integração e segurança.

Nesta edição, houve ampliação nas modalidades oferecidas, o que reforça o compromisso institucional com a valorização do esporte e da diversidade. Além das tradicionais modalidades coletivas como futsal, voleibol e handebol, os JIFS 2025 contaram com disputas inclusivas como o vôlei sentado e provas individuais como atletismo (100m, salto em distância, arremesso e lançamento de dardo), tênis de mesa e xadrez.

José OsmanJosé Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, enxerga o evento como uma ação estratégica dentro da política institucional de extensão e da valorização da cultura esportiva. Segundo ele, a atividade está diretamente alinhada ao Projeto Político Pedagógico da instituição e ao calendário acadêmico, contribuindo de forma significativa para a formação integral dos estudantes. Osman ressalta que os jogos promovem o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e socioemocional, além de fortalecer valores como ética, respeito, solidariedade, cooperação e espírito de equipe.

“A organização e execução dessa ação contribui muito nesse aspecto da valorização da cultura esportiva, mas com um significado muito amplo”, afirma o pró-reitor. Ele reforça ainda o caráter integrado e coletivo do evento, que reuniu nove dos dez campi da instituição.

“Os Jogos Intercampi se constituem também como uma ferramenta de integração da comunidade acadêmica, criando memórias positivas e fortalecendo a política de permanência e êxito dos estudantes. Em síntese, eu diria que essa valorização da cultura esportiva tem muito esse papel de contribuir para o cumprimento da missão institucional e para a construção de uma cultura escolar inclusiva, gratuita, pública e de qualidade”, destaca o pró-reitor.

Desafios e impacto

FábioO evento também fortalece a Política de Educação Física e Lazer dentro do IFS e da Rede Federal como um todo, promovendo a vivência da pluralidade cultural e o respeito às diferenças, mas os desafios são inúmeros para que esses resultados sejam alcançados. Fábio Nunes, coordenador-geral dos JIFS, relata que planejamento e articulação entre diversos setores da instituição são essenciais.

"Desafios são vários: logística para transportar as delegações; suporte de atendimento para saúde nos espaços de jogos; logística para a alimentação das delegações; formação de parcerias para utilização de praças esportivas externas ao Campus Aracaju para realização de algumas modalidades; contato com a rede hoteleira; mobilização de diferentes setores do IFS para a execução dos jogos", relata o docente.

WhatsApp Image 2025 08 05 at 13.59.40Segundo Fábio, o evento também traz importantes aprendizados, como a necessidade de estratégias mais assertivas para ampliar o envolvimento dos campi na organização de suas delegações. “O impacto é muito positivo: maior integração entre estudantes de diferentes campi, elevação do senso de pertencimento ao IFS e uma competição esportiva que respeita as características da nossa comunidade acadêmica e reforça os objetivos institucionais de formação integral dos estudantes”, diz.

Protagonismo dos atletas

equipe volei sentadoUm dos destaques dessa edição foi Carlos Vinícius Gomes, estudante do 3º ano do curso de Eletrotécnica do Campus Aracaju, integrante da equipe campeã da modalidade de vôlei sentado. “Tivemos várias oficinas esportivas, aulas sobre a modalidade com o professor Oswaldo Mendonça e passamos por uma seletiva, mas a seleção foi feita para quem gostava da prática do esporte e se sentiu acolhido pelos demais atletas”.

Carlos reforça o aprendizado além das quadras: “Foi mais que um festival! Tive a oportunidade de conhecer diversas pessoas com aspectos diferentes, mas com a mesma vontade de jogar. Eu me diverti muito. Tenho orgulho e gratidão pela oportunidade”, disse o atleta.

marcosQuem também alcançou o 1º lugar foi o estudante-atleta do curso de Informática do Campus Propriá, Marcos Augusto Rodrigues. Com 16 anos, ele relata algumas dificuldades que tiveram que ser superadas para alcançar tal êxito. “Ainda não temos a estrutura adequada para treinar e os materiais necessários, mas utilizei dois pesos femininos. Com pouco tempo para treinar, devido ao período de prova e sem conhecer os outros adversários, não imaginava ganhar ouro”, relata o aluno, que ainda enfatizou a oportunidade que o evento trouxe para ele em conhecer outras pessoas e lugares.

Marcos fez questão de agradecer à professora responsável por viabilizar sua participação: “Queria agradecer à professora Priscilla Góis, que buscou todos os dias alunos para ir ao JIFS e permitiu tempo vago para treinar. Sem ela, Propriá não teria entrado no pódio nem na competição”, reforça o garoto.

eduarda tenisMaria Eduarda Lima, de 16 anos, aluna do curso de Informática do Campus Itabaiana, também teve sua trajetória marcada pelos Jogos Intercampi. “Minha jornada no tênis de mesa começou no campus, logo no 1º ano do ensino médio. Embora inicialmente eu enfrentasse muitas dificuldades, perdendo jogos e lutando para dominar os fundamentos, minha paixão pelo esporte me impulsionou a continuar treinando. Com persistência e dedicação, superei meus desafios e desenvolvi uma relação incrível com o tênis de mesa”, relata.
Ela, que conquistou bronze na edição anterior, encerrou sua participação no JIFS com chave de ouro. “A medalha de ouro representa o ápice do meu esforço, dedicação e paixão pelo esporte. No meu último ano do ensino médio, posso dizer que sonhei e conquistei o meu tão sonhado ouro”.

A cerimônia de premiação dos estudantes-atletas ocorrerá na próxima quarta, 06, na sede da Reitoria do IFS, a partir das 14h.

Para conferir todos os boletins dos jogos, acesse: https://jifs.com.br

RESULTADO DO JIFS 2025

 

Futsal feminino

1° lugar - Itabaiana

2° lugar - São Cristóvão

3° lugar - Estância

Futsal masculino

1° lugar - Lagarto

2° lugar - Estância

3° lugar – Socorro

 

Voleibol feminino

1° lugar - Aracaju

2° lugar - Itabaiana

3° lugar - São Cristóvão

Voleibol masculino

1° lugar - Lagarto

2° lugar - Aracaju

3° lugar - Tobias Barreto

 

Xadrez Masculino:

1° lugar-Bryan Kevin de Souza Carvalho- Campus Lagarto;

2° lugar-Zen Mateo de Souza Rocha- Campus Aracaju;

3° lugar-Vinícius Santos Santos Nascimento Silva- Campus Aracaju.

Xadrez Feminino:

1° lugar-Elizzie Maria Nascimento de Carvalho - Campus Socorro;

2°lugar-Stefany Gabrieli de Menezes Figueiredo - Campus Socorro;

3°lugar-Jiovanna Alves da Silva Oliveira – Campus Socorro.

 

Vôlei Sentado:

1º lugar Aracaju

2º lugar Lagarto

3º lugar São Cristóvão

 

100m rasos Masculino:

1º lugar - Victor Isaac Soares De Oliveira  - Aracaju

2º lugar - Luan Noah De Oliveira - Itabaiana

3º lugar - Igo Leonardo Santos Araújo – Estância

100m rasos Feminino:

1º lugar- Maria Evelen De França Santos – Itabaiana

2º lugar- Ana Cecília Braga Dias - Aracaju

3º lugar - Ana Sophia Dos Santos – Aracaju

 

Salto em distância Masculino:

1º lugar - Carlos Vinicius Silva Gomes – Aracaju

2º lugar - João Gabriel Santos Silva – Lagarto

3º lugar - Evaldo Mascarenhas Da Silva Neto – Aracaju

Salto em Distância Feminino:

1º lugar - Ana Luiza Do Nascimento dos Santos – Itabaiana

2º lugar - Emilly Victoria Santana Santos – Nossa Senhora da Glória

 

Arremesso de Peso Masculino:

1º lugar - Marcos Augusto Rodrigues Silva Feitosa - Propriá

2º lugar - Guilherme Oliveira Freire – Propriá

3º lugar - Richard Gabriel Dos Santos – Aracaju

Arremesso de Peso Feminino:

1º lugar - Lavínia Oliveira dos Reis - São Cristóvão

2º lugar - Kaylla Fernanda Costa Lima – Propriá

3º lugar - Sara Milleni Ferreira Moura – Propriá

 

Lançamento de Dardo Masculino:

1º lugar – João Mário de Andrade – Aracaju

2º lugar – Fábio Henrique Oliveira – Nossa Senhora da Glória

3º lugar – Jonas Rodrigues – Lagarto

Lançamento de Dardo Feminino:

1º lugar - Emily Cruz – Aracaju

2º lugar - Maria Kailly Barros – Aracaju

3º lugar – Ana Cecília Braga – Aracaju

 

Tênis de mesa Masculino:

1º lugar - Everton Divino Santos - Estância

2º lugar - Renato de Jesus Guimarães Neto - Aracaju

3º lugar - Guilherme Santos Cunha – Glória

Tênis de mesa Feminino:

1º Lugar - Maria Eduarda Lima Bispo - Itabaiana

2º Lugar - Lavínia Rezende Menezes Costa - Estância

3º Lugar - Ana Luíza Sales Santos - São Cristóvão

 

Quadro geral de medalhas:

 

 

 

 

 

Campus

Ouro   

   Prata

 Bronze

 Total

Aracaju

6

5

5

16

Itabaiana

4

2

0

6

Lagarto

3

2

1

6

Estância

1

2

2

5

São Cristóvão

1

1

3

5

Propriá

1

2

1

4

Socorro

1

1

2

4

Glória

0

2

1

3

Tobias Barreto

0

0

1

1

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página