HackTec 2025 reúne 16 equipes e premia as melhores soluções para um “IFS Melhor”
Maratona de inovação e empreendedorismo mobilizou estudantes de diversos campi para criar soluções criativas e viáveis voltadas à melhoria de processos e serviços institucionais
O Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) sediou, em 8 de agosto, a etapa presencial do HackTec 2025 – parceria entre o IFS e o Sebrae. A maratona de inovação e empreendedorismo mobilizou estudantes de diversos campi para criar soluções criativas e viáveis voltadas à melhoria de processos e serviços institucionais.
A competição foi dividida em duas fases: apresentação de pitch em vídeo, para classificação inicial, e pitch presencial, com exposição das propostas e arguição pela banca avaliadora. A programação incluiu credenciamento, abertura, mentorias, feedbacks, apresentações e a aguardada cerimônia de premiação.
Ao todo, 16 equipes participaram, apresentando trabalhos com alto nível técnico e alinhamento aos desafios institucionais. A comissão avaliadora destacou a dificuldade em definir a classificação final, diante da qualidade das propostas. Os critérios analisados incluíram clareza na identificação do problema, inovação, proposta de valor, viabilidade e potencial de impacto.
Vencedores
1º lugar – The Heads (7,87 pontos)
João Pedro Santana Silva Santos, João Vieira Neto, José Breno Kaiky Bonifácio Fontes e Kauã de Melo Alves.
Mentora: Stephanie Kamarry Alves de Sousa.
2º lugar – Programates (7,44 pontos)
Bianca Lemos Saraiva, Emelyn Laurin dos Santos Silva, Juan Nobert de Oliveira Sobral e José Rodrigo Reis Pereira.
Mentor: Leonardo Henrique da Silva Bomfim.
3º lugar – Sophia Polis (7,17 pontos)
André Lucas da Costa Gois, Antenor Gois Sacramento, José Isaías Menezes Santos e Maria Rita Carvalho Passos.
Mentor: José Espínola da Silva Júnior.
Para João Pedro Santana, da equipe campeã, a conquista foi motivo de orgulho. “Tive o prazer de participar novamente de um hackathon do Sebrae. Tivemos desafios muito interessantes e conseguimos o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Agradeço ao Sebrae e ao IFS por proporcionarem esse evento no nosso campus.”
A professora e integrante da banca avaliadora, Tatiane Böhmer, ressaltou o impacto da iniciativa. “Ver o engajamento dos alunos enquanto transformam ideias em soluções inovadoras é a prova viva de que a educação vai muito além da sala de aula. O HackTec é um catalisador de sonhos e competências, com potencial para gerar mudanças reais e duradouras na sociedade.”
Na análise de Alessandro Viana Fontes, coordenador de Incubação e Empreendedorismo do IFS, o evento reforça a integração do Ecossistema Local de Inovação (ELI). “A qualidade das apresentações demonstrou o comprometimento e a energia dos estudantes. Muitas ideias podem crescer e se transformar em novos projetos, e parcerias como a realizada com o Sebrae são fundamentais nesse processo.”
A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFS, professora Allívia Rabbani, também destacou o potencial da ação. “O HackTec foi muito mais que uma competição. Foi inspirador acompanhar a dedicação e o trabalho colaborativo das equipes. A parceria com o Sebrae ampliou oportunidades e aproximou nossos jovens do empreendedorismo e da tecnologia.”
O diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFS, Augusto Andrade, reforçou a relevância da união entre educação e inovação. “Ao reunir estudantes para desenvolver soluções para desafios reais, criamos um ambiente de aprendizado dinâmico. É gratificante ver ideias com potencial para se transformar em negócios e projetos institucionais.”
Com apoio do Sebrae, o HackTec 2025 reafirmou o compromisso do IFS com o fomento ao empreendedorismo, à inovação e ao protagonismo estudantil, incentivando a criação de projetos que impactem positivamente a comunidade acadêmica e a sociedade.


Redes Sociais