Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesqbase: pesquisa científica e inovação fazem parte da 25ª edição da Erbase
Início do conteúdo da página
ERBASE

Pesqbase: pesquisa científica e inovação fazem parte da 25ª edição da Erbase

Publicado: Sexta, 15 de Agosto de 2025, 22h13 | Última atualização em Sexta, 15 de Agosto de 2025, 22h14

O evento regional da Sociedade Brasileira de Computação foi realizado no Campus Lagarto

 Aliar tecnologia e ciência ao desenvolvimento de soluções é uma das grandes missões da Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, que durante sua 25ª edição realiza a PesqBase como parte da programação. O workshop é voltado à discussão de pesquisas de níveis médio, médio-técnico, graduação e pós-graduação das instituições de ensino dos três estados.

erbase 3Neste ano, foram selecionados 36 trabalhos divididos em cinco sessões temáticas: Engenharia de software e desenvolvimento de sistemas; Sistemas ciber-fisicos e computação embarcada; Inteligência artificial e aprendizado de máquina; Ciência de dados e banco de dados; e melhores trabalhos. De acordo com o professor André Brito, coordenador do workshop, este é um momento importante dentro das atividades da Erbase. “Além de ser a principal área do evento para divulgação científica, a ideia central é o envolver os estudantes que pesquisam num ambiente de troca de saber e compartilhamento de ideias inovadoras”, destacou.

erbase 4Vinculados ao Centro Universitário Estácio, em Aracaju, Anthony Pantaleão, recém-graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Arthur Santos, do 6º período do curso de Sistemas da Informação, desenvolveram projeto de iniciação científica (Pibic) com o professor Yuri Sant’anna e marcaram presença da PesqBase, apresentando inovações para a Secretaria Estadual da Fazenda, com foco em modelos estatísticos e aprendizagem de máquina. “O pibic deles foi vinculado a um projeto de alavancagem profissional e imersão na proposta de soluções para o cenário da instituição e isso já tem reflexos hoje em práticas na Sefaz”, explicou o docente.

Para Anthony Panteleão participar da Erbase foi engrandecedor. “Conseguimos ver oficinas com robôs, microcontroladores, além disso pudemos estar na PesqBase, apresentando nossos trabalhos e também acompanhando outros, que utilizam metodologias diferentes e apresentam abordagens distintas”, afirmou.

Já Arthur Santos falou sobre a importância de dialogar com outros pesquisadores. “Tivemos uma experiência gratificante, de troca com outras pessoas que são referência na área, acessar outras pesquisas e criar networking”, endossou.

erbase 1Do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a estudante Wyllyane Santos, do curso técnico em Informática para Internet do Campus Rio Largo, apresentou os resultados da pesquisa sobre o gerenciamento de Datas Lake e estratégias de governança de dados. “É interessante a experiência de apresentar a pesquisa que realizamos no IFAL, representar minha instituição e conhecer outras investigações que são conduzidas na nossa área”.

A Erbase teve seu encerramento nessa sexta-feira (15) e revelou que a próxima edição, em 2026, será no Instituto Federal de Alagoas.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página