IFS recebe certificado de parceria institucional do Programa Mulher Cidadã, do Ministério da Fazenda
Na última terça-feira (19/8), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da reitora Ruth Sales, recebeu um certificado de parceria institucional do Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para Mulheres, do Ministério da Fazenda. O momento ocorreu na própria sede do ministério, em Brasília.
“O objetivo deste programa é justamente ajudar a mulher, ajudar a gerar renda, oferecendo também apoio e conhecimento. Ao realizar este trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade, o programa irá tirá-las da informalidade e garantirá autonomia financeira através de uma formação”, explica a reitora do IFS.
Criado pelo Ministério da Fazenda, o programa oferece capacitação sobre temas legais, financeiros e sociais, priorizando mulheres de baixa renda e em risco social, com o objetivo de fortalecer a participação feminina na economia e fomentar o empreendedorismo.
O programa foi inspirado na experiência da Receita Federal com a criação dos Núcleos de Apoio Contábil, Jurídico e Fiscal (NAFs), instalados em instituições de ensino de todo o país para oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos a cidadãos e pequenas empresas.
Por meio de parcerias com instituições da Rede Federal, universidades e entidades, serão produzidos e distribuídos conteúdos acessíveis, além de formar agentes multiplicadores.
Além da reitora do IFS, participaram do momento a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon; a pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Brasília, Rosa Amélia Pereira; e representantes do Ministério da Fazenda, do Banco do Brasil e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, marcou presença de forma virtual. A intenção é que outras instituições da Rede Federal sejam contempladas com a iniciativa, como os próprios IFG, IFB e IFPB.
Primeiros acordos
Em maio deste ano, o Ministério da Fazenda (MF) assinou os primeiros acordos de cooperação técnica do Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para Mulheres. Desde então, as instituições apoiadoras são o Instituto Federal de Sergipe; a Universidade Mackenzie, de São Paulo; e a Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Além disso, há também parcerias já firmadas com o BID e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Com informações do Ministério da Fazenda
Foto: Marcus Fogaça/Conif


Redes Sociais