Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS recebe certificado de parceria institucional do Programa Mulher Cidadã, do Ministério da Fazenda
Início do conteúdo da página
Participação Feminina

IFS recebe certificado de parceria institucional do Programa Mulher Cidadã, do Ministério da Fazenda

Publicado: Quarta, 20 de Agosto de 2025, 12h19 | Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 14h26

Na última terça-feira (19/8), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da reitora Ruth Sales, recebeu um certificado de parceria institucional do Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para Mulheres, do Ministério da Fazenda. O momento ocorreu na própria sede do ministério, em Brasília.

Programa Mulher Cidadã 1“O objetivo deste programa é justamente ajudar a mulher, ajudar a gerar renda, oferecendo também apoio e conhecimento. Ao realizar este trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade, o programa irá tirá-las da informalidade e garantirá autonomia financeira através de uma formação”, explica a reitora do IFS.

Criado pelo Ministério da Fazenda, o programa oferece capacitação sobre temas legais, financeiros e sociais, priorizando mulheres de baixa renda e em risco social, com o objetivo de fortalecer a participação feminina na economia e fomentar o empreendedorismo.

parceiros mulher cidada mfO programa foi inspirado na experiência da Receita Federal com a criação dos Núcleos de Apoio Contábil, Jurídico e Fiscal (NAFs), instalados em instituições de ensino de todo o país para oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos a cidadãos e pequenas empresas.

Por meio de parcerias com instituições da Rede Federal, universidades e entidades, serão produzidos e distribuídos conteúdos acessíveis, além de formar agentes multiplicadores.

Programa Mulher Cidadã 1Além da reitora do IFS, participaram do momento a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon; a pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Brasília, Rosa Amélia Pereira; e representantes do Ministério da Fazenda, do Banco do Brasil e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, marcou presença de forma virtual. A intenção é que outras instituições da Rede Federal sejam contempladas com a iniciativa, como os próprios IFG, IFB e IFPB.

Primeiros acordos

Em maio deste ano, o Ministério da Fazenda (MF) assinou os primeiros acordos de cooperação técnica do Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para Mulheres. Desde então, as instituições apoiadoras são o Instituto Federal de Sergipe; a Universidade Mackenzie, de São Paulo; e a Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Além disso, há também parcerias já firmadas com o BID e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Diretoria de Comunicação do Conif
Texto:
 Marina Oliveira/Conif
Com informações do Ministério da Fazenda
Foto: Marcus Fogaça/Conif

registrado em:
Fim do conteúdo da página