IFS e CGU alinham ações para fortalecer a integridade e a transparência
Reunião discutiu resultados da autoavaliação do Instituto e definiu medidas para aprimorar a gestão
Integridade, transparência e ética foram as palavras que marcaram a reunião realizada nesta quinta, 21, no Instituto Federal de Sergipe (IFS). No encontro, a reitora do IFS, Ruth Sales, recebeu o superintendente da Controladoria Regional da União em Sergipe (CGU/SE), Bruno Fabiano Soares de Oliveira, para discutir os resultados da autoavaliação institucional feita pelo IFS e as orientações da CGU sobre o Modelo de Maturidade de Integridade Pública (MMIP). O encontro contou com a presença de auditores da CGU/SE e gestores do Instituto ligados à área de integridade.
O MMIP é uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria-Geral da União que ajuda órgãos e instituições públicas a identificarem em que nível estão em relação à integridade, ou seja, na adoção de práticas que fortalecem a ética, a transparência e o combate a irregularidades.
No caso do IFS, a avaliação foi realizada entre março e julho deste ano e apontou avanços, mas também destacou áreas que necessitam de pontos de melhoria, como a estrutura interna, o funcionamento das comissões e setores responsáveis, a ampliação da transparência e o reforço no enfrentamento ao nepotismo, assédio e discriminação.
Diante desse diagnóstico, foi elaborado um plano de ação com prazos definidos. Segundo a reitora, professora Ruth Sales, entre as medidas prioritárias estão a criação de normas e fluxos internos, a revisão de regimentos, a definição de responsáveis pelas ações de integridade e a capacitação de lideranças.
Outro ponto considerado essencial é a divulgação das iniciativas, garantindo que a comunidade acadêmica e a sociedade conheçam os compromissos assumidos pelo IFS.
“Reforçamos nosso compromisso conjunto em promover uma gestão pública cada vez mais íntegra, transparente e alinhada aos valores éticos que fortalecem a educação e o serviço público”, disse Ruth.


Redes Sociais