IFS empossa 23 novos professores
Docentes atuarão nas modalidades de ensino médio integrado, técnico subsequente e graduação, reforçando a missão da instituição de levar educação pública de qualidade a toda a sociedade
Na última sexta-feira, 22, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou, na Reitoria, a posse de 23 novos professores que irão atuar em todos os campi da instituição. Os novos docentes chegam para compor o quadro de servidores nas três modalidades de ensino ofertadas pelo IFS: técnico integrado ao ensino médio, técnico subsequente e graduação.
A solenidade reuniu gestores, familiares e amigos dos novos servidores, marcando um momento de celebração pela conquista de vagas muito disputadas e pela oportunidade de contribuir com a educação pública. A reitora do IFS, Ruth Sales Gama, destacou a importância da chegada dos novos professores e a responsabilidade do cargo que assumem.
“Vocês estão prestes a iniciar uma jornada desafiadora, uma vez que nossa instituição conta com diferentes níveis e modalidades de ensino. Porém, saibam que o ambiente institucional do IFS é diferenciado e que vocês podem contar com o nosso apoio”, afirmou.
Entre os empossados estava Raíssa Lima, que agora integra o quadro docente do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. Para ela, assumir o cargo representa a concretização de anos de dedicação. “É um momento muito especial, a realização de um sonho. Foram anos de graduação, mestrado e doutorado para conquistar esse cargo público tão desejado. Eu amo a docência e quero trazer todo o meu conhecimento para somar à missão do IFS de levar educação pública de qualidade para um público tão diverso. Estou muito feliz em começar essa jornada”, disse.
A emoção também marcou o discurso de Graziella Gatto, nova professora de Psicologia, que ressaltou o caráter transformador da instituição. “Ser professora é acreditar na educação. O IFS tem uma proposta diferenciada: oferece oportunidades desde o ensino médio técnico até a graduação, especialmente para jovens com menos acesso a esses espaços. É um processo transformador. Quero contribuir para formar sujeitos críticos, capazes de compreender a si mesmos e ao mundo, e assim também transformá-lo”, afirmou.
Durante a cerimônia, o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto, falou sobre o impacto da trajetória profissional dentro do IFS e incentivou os novos servidores a aproveitarem as oportunidades que a instituição oferece. “Eu já estive tomando posse. Nunca imaginei estar hoje como pró-reitor de Ensino. Aqui, a gente aprende muito, em experiências que nenhuma graduação ensina. Por isso, se envolvam com os campi, com as atividades, com as comissões. Esse é o espaço onde vamos passar boa parte das nossas vidas, contribuindo para transformar a vida dos nossos alunos e sendo inspiração para eles”, destacou.
Já o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Menezes, reforçou a importância da humanização no ambiente educacional e do compromisso dos novos professores com a transformação social. “Estamos recebendo um corpo docente que quer transformar realidades. A educação vai muito além do acesso: é preciso trabalhar pela permanência e êxito dos estudantes. Cultivem o afeto, criem vínculos e nos ajudem a pensar soluções para os desafios da educação pública. Nossa missão é humanizar para transformar”, afirmou.
A cerimônia foi marcada por momentos de reconhecimento ao esforço dos servidores empossados e de seus familiares, muitos deles vindos de outros estados. Com a posse, o IFS reforça sua equipe docente para continuar ofertando educação pública, gratuita e de qualidade em Sergipe, mantendo seu compromisso com a formação cidadã e profissional dos estudantes.


Redes Sociais