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TALENTO E INOVAÇÃO

Projetos inovadores do IFS ganham destaque na Semana Nacional da EPT em Brasília

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Publicado: Quarta, 08 de Outubro de 2025, 16h20 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2025, 09h04

Delegação composta por 14 estudantes dos campi Aracaju, Socorro, Estância e Lagarto apresentam soluções criativas e tecnológicas durante o evento.

Por: Adrine Cabral

Com colaboração de Monique de Sá

ALUNOS IFSA inovação e o protagonismo estudantil marcaram a participação do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que está sendo realizada entre os dias 7 e 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). A instituição é representada por uma delegação composta por 14 estudantes e 16 projetos dos campi Aracaju, Socorro, Estância e Lagarto, além da presença da reitora Ruth Sales e da Diretoria de Inovação (Dinove).

A SNEPT, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), tem como objetivo fortalecer e divulgar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país. Nesta edição, com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento foi realizado em parceria com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ampliando o alcance e a visibilidade dos projetos apresentados.

IFS SEMANAOs projetos do IFS se destacam pela multidisciplinaridade e caráter inovador, reforçando o compromisso da instituição com o avanço da ciência, da tecnologia e da educação. Entre as iniciativas expostas, chamam a atenção o drone controlado por movimentos dos braços, o carrinho que responde a comandos feitos por uma luva inteligente, o projeto que transforma resíduos plásticos em matéria-prima para impressões 3D, além de jogos lúdicos voltados ao ensino de física quântica.

WhatsApp Image 2025 10 08 at 16.25.41Para a reitora Ruth Sales, a participação do IFS na SNEPT é motivo de orgulho e demonstra a relevância da Educação Profissional e Tecnológica para o desenvolvimento nacional.
“Estar aqui é uma honra. Nossos projetos foram selecionados entre tantos outros e representam a inovação do nosso país. Isso fortalece o ensino, a pesquisa, a extensão e, de forma transversal, a inovação — pilares fundamentais da missão do IFS”, ressaltou.

SEMANANACIONAL 4O diretor da Dinove, professor Augusto Andrade, destacou que o evento é uma vitrine para os projetos desenvolvidos na Rede Federal e uma oportunidade de valorização do trabalho de estudantes e servidores.
“A participação do IFS na SNEPT tem como objetivo mostrar o que é desenvolvido dentro da instituição e, mais do que isso, demonstrar que nossos estudantes inovam. Este ano, a integração com o Festival Curicaca aumentou o fluxo de visitantes e a visibilidade para nossos projetos”, explicou.

Oportunidade acadêmica

Entre os estudantes que estão representando o IFS, o discente Alan Matheus, do curso de Licenciatura em Química, apresenta o projeto Reutilizabanner, voltado à sustentabilidade e ao reaproveitamento de materiais publicitários.
“Participar da 5ª Semana de Educação Profissional e Tecnológica representa um momento extremamente gratificante em minha trajetória acadêmica. Poder representar minha instituição neste ALANevento é uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma oportunidade valiosa de apresentar os resultados e avanços que temos alcançado nas áreas de pesquisa, extensão e inovação”, destacou o estudante. Alan ressaltou ainda que o evento promove um ambiente de aprendizado coletivo e valorização do conhecimento.

Já para a aluna Indra Maia, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Lagarto, a participação na SNEPT também tem sido uma vivência marcante. Ela é uma das estudantes integrantes do projeto de pesquisa “Abrindo Espaços: Arquitetura escolar para inclusão e prevenção de riscos”, coordenado pela professora Isabela Stiegert, que busca tornar os ambientes escolares mais acessíveis e seguros.
“O projeto tem como objetivo aprimorar a acessibilidade e as rotas de fuga em situações de emergência, como incêndios. Desenvolvemos diagnósticos técnicos, escutamos a comunidade escolar e criamos diretrizes arquitetônicas baseadas no desenho universal, buscando garantir que a escola seja um ambiente realmente acessível, inclusivo e acolhedor”, explicou a estudante.

Indira destacou ainda que a experiência de participar da SNEPT amplia sua formação acadêmica e pessoal.
“Acredito que participar desse projeto e do evento contribui de forma significativa para a minha formação, pois possibilita aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver o trabalho em equipe e fortalecer o comprometimento com uma arquitetura mais acessível e humana”, afirmou.

SEMANA NACIONAL2Projetos de relevância

Durante o evento, o IFS mantém um stand de 30 metros quadrados, onde os estudantes apresentam e demonstram seus projetos ao público. Segundo o professor Augusto, essa interação tem se tornado um ponto alto da presença do IFS.
“Percebemos que o interesse do público cresce a cada edição, especialmente pelas atividades interativas, que despertam curiosidade, principalmente das crianças. É uma experiência muito positiva, que mostra à sociedade a diversidade e a capacidade criativa dos nossos jovens”, afirmou.

Entre os projetos apresentados, o Laboratório de História do Campus Estância também teve destaque. Coordenado pela professora Lorena Campelo, o espaço reúne iniciativas que unem ensino, pesquisa, extensão e protagonismo estudantil.
“O Laboratório de História é resultado de seis anos de trabalho com uso de fontes históricas para o ensino da disciplina, promovendo uma imersão dos estudantes nos períodos estudados”, explicou a docente. “Com a pandemia, ampliamos nossas ações para o ambiente digital e hoje o laboratório abriga diversos núcleos — de comunicação, de jogos digitais, de podcast, de produção artesanal — todos voltados à formação integral dos alunos”, completou.

A professora também destacou a importância da presença do IFS em eventos de porte nacional.
“A visibilidade que o Instituto ganha aqui é enorme. Nosso estande está sendo muito visitado, e isso é resultado do esforço coletivo de professores, estudantes e das pró-reitorias envolvidas. Participar da SNEPT é fundamental para fortalecer nossa presença no cenário da educação e da inovação”, ressaltou Lorena.

ROBERTO MACENAOutro destaque do Campus Estância foi a participação do professor Roberto Macena, que levou dois projetos dos cursos de Eletrotécnica e Sistemas de Energias Renováveis, vinculados ao Projeto Maná, uma iniciativa nacional voltada à divulgação da física quântica e computação quântica entre jovens.
“Participar de um evento como a SNEPT é uma oportunidade de mostrar que é possível abordar temas complexos, como a física quântica, de forma acessível e lúdica. Trouxemos dois jogos produzidos pelos nossos alunos — um de tabuleiro, que explica conceitos como superposição e entrelaçamento quântico, e outro digital, no estilo arcade, que conta a história da física quântica por meio de fases inspiradas em cientistas como Newton, Einstein e Schrödinger”, contou o docente.

Segundo Roberto, cerca de 12 estudantes do campus estiveram envolvidos diretamente na criação e no desenvolvimento dos jogos.
“São alunos do ensino médio integrado, entre 15 e 17 anos, que se dedicaram à programação, design e roteirização. Eventos como esse ampliam a formação deles, porque promovem a troca com outros estudantes e despertam novas perspectivas de futuro. Eles percebem que o que produzem tem relevância e impacto real”, destacou.

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