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INTERNACIONALIZAÇÃO

IFS realiza prova presencial do Curso de Português como Língua Adicional com participantes de sete nacionalidades

Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2025, 13h59 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2025, 13h59

Avaliação integra o processo de formação linguística de estrangeiros e imigrantes e representa um passo importante rumo à integração social e à naturalização no Brasil

Prova PLA 1O Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), aplicou no dia 4 de outubro, na Sala de Extensão da PROPEX da Reitoria, a Prova Presencial da edição 2025 do Curso de Português como Língua Adicional (PLA). A atividade teve como objetivo avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos estudantes estrangeiros que realizaram o curso na modalidade a distância.

Ao todo, 16 candidatos de sete nacionalidades — Venezuela, Argentina, Cuba, Tunísia, Colômbia, Egito e Suíça — participaram da prova, que foi estruturada em quatro etapas: compreensão oral, compreensão escrita, expressão escrita e expressão oral. O exame teve duração aproximada de três horas e contou com o apoio de salas específicas, preparadas para garantir a qualidade e o registro do processo.

Prova PLA 1Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFS, Frederico Chaves Sampaio Júnior, a avaliação representa mais do que um requisito legal: “Para muitos participantes, esta é uma etapa simbólica e transformadora, pois reconhece o esforço de quem se dedica a aprender o português e se integrar à sociedade brasileira. É um momento de conquista e de pertencimento”, destacou.

Prova PLA 2Parte das atividades foi registrada em áudio e vídeo, material que servirá não apenas para fins oficiais, mas também como recurso pedagógico para análise detalhada do desempenho dos candidatos.

O Curso de Português como Língua Adicional (PLA) é voltado a estrangeiros, imigrantes e refugiados que desejam ingressar no processo de naturalização brasileira. Por meio dele, o IFS reafirma seu compromisso com a inclusão, a diversidade cultural e a promoção de oportunidades educacionais que favorecem a integração linguística e social dos participantes.

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