Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projetos do IFS recebem selo ODS 2025
Início do conteúdo da página
AGENDA 2030

Projetos do IFS recebem selo ODS 2025

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 16h44 | Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 17h05

O reconhecimento aconteceu durante a 11ª edição do Encontro Estadual dos Objetivos Sustentáveis de Sergipe, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe

WhatsApp Image 2025 10 24 at 15.38.25O estado de Sergipe está empenhado junto à nação no cumprimento da Agenda 2030. É o que demonstra o reconhecimento dado a projetos sergipanos, nessa quinta-feira (23), contemplados com o Selo ODS 2025 – que enaltece iniciativas voltadas à transformação social, ambiental e econômica, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Quatro das ações certificadas acontecem no âmbito do Instituto Federal de Sergipe.

selo 2025 capa ODS brasilA certificação valoriza atuações de relevante impacto ambiental e social que contribuem para o bem coletivo e ao progresso sustentável. Isso chancela maior credibilidade e fornece mais visibilidade às instituições e suas iniciativas. Confira os projetos do IFS agraciados com o Selo ODS 2025:

  • - Escritório Modelo de Projetos de Edificações, do Campus Aracaju;
  • - Mulher Cidadã: Fortalecimento da Autonomia Feminina por meio da Educação Fiscal, Previdenciária e Financeira, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/Prodin/Reitoria);
  • - Projeto Elas por Elas, do Campus Socorro;
  • - Tijolos maciços com incorporação de conchinhas, projeto social do Campus Estância.

Os coordenadores dos projetos e representantes institucionais do IFS, a exemplo da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Chirlaine Cristine Gonçalves, e do diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade, Otacílio Joaquim Rodrigues Cerqueira, marcaram presença na cerimônia. 

WhatsApp Image 2025 10 24 at 15.58.47A professora Sheila Costa dos Santos, responsável pelo Escritório Modelo de Projetos, enfatizou que é gratificante ver o trabalho realizado a muitas mãos e com a contribuição de alunos dos cursos de Edificações, Saneamento Ambiental e Engenharia Civil ser reconhecido. “Nós atendemos à comunidade de forma gratuita com projetos arquitetônicos e de usucapião, o que contribui para que diversas famílias tenham uma moradia mais justa e sustentável”, explicou.

WhatsApp Image 2025 10 24 at 15.57.54Já professora Genilde Gomes de Oliveira salientou que o mote do projeto “Elas por Elas” é quebrar o ciclo da violência contra a mulher. “Essa foi uma iniciativa desenvolvida em julho, com servidores, alunos e terceirizados do Campus Socorro, com o intuito de instrumentalizá-los quanto aos meios de prevenção à violência e recentemente tivemos a honra de apresentá-lo também no ConectaIF em Brasília e agora de receber o selo ODS”, explanou.

WhatsApp Image 2025 10 24 at 15.59.35O professor Herbet Alves de Oliveira do Campus Estância também compareceu à cerimônia e alegrou-se pela conquista. “O nosso projeto é desenvolvido para o reaproveitamento de conchas que são resíduos comuns em diversas comunidades pesqueiras, a exemplo do povoado Ouricuri. Então a ideia é destinar esse material, que contaminaria o solo, à produção de tijolos, utilizando uma metodologia acessível à comunidade”, destacou.

WhatsApp Image 2025 10 24 at 15.58.17Por sua vez, Flávia Karla Gonçalves dos Santos, coordenadora do NAF/Prodin/IFS, disse que é uma experiência ímpar conquistar o Selo ODS com um projeto que fortalece a autonomia feminina. "Atuamos com educação financeira, previdenciária e fiscal junto a mulheres. Levamos informação com oficinas e palestras e realizamos atendimento especializado e orientações individualizadas", elencou.

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

ODS rodapéOs ODS fazem parte de uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas, que convoca governos, sociedades civis e empresas a implementarem ações classificadas em 17 objetivos e 169 metas diferentes. O intuito é melhorar aspectos sociais, econômicos e ambientais até 2030. A entrega do Selo ODS 2025 faz parte do calendário preparatório para a COP 30, que será realizada em novembro na cidade de Belém do Pará.

registrado em:
Fim do conteúdo da página