Projetos do IFS recebem selo ODS 2025
O reconhecimento aconteceu durante a 11ª edição do Encontro Estadual dos Objetivos Sustentáveis de Sergipe, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe
O estado de Sergipe está empenhado junto à nação no cumprimento da Agenda 2030. É o que demonstra o reconhecimento dado a projetos sergipanos, nessa quinta-feira (23), contemplados com o Selo ODS 2025 – que enaltece iniciativas voltadas à transformação social, ambiental e econômica, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Quatro das ações certificadas acontecem no âmbito do Instituto Federal de Sergipe.
A certificação valoriza atuações de relevante impacto ambiental e social que contribuem para o bem coletivo e ao progresso sustentável. Isso chancela maior credibilidade e fornece mais visibilidade às instituições e suas iniciativas. Confira os projetos do IFS agraciados com o Selo ODS 2025:
- - Escritório Modelo de Projetos de Edificações, do Campus Aracaju;
- - Mulher Cidadã: Fortalecimento da Autonomia Feminina por meio da Educação Fiscal, Previdenciária e Financeira, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/Prodin/Reitoria);
- - Projeto Elas por Elas, do Campus Socorro;
- - Tijolos maciços com incorporação de conchinhas, projeto social do Campus Estância.
Os coordenadores dos projetos e representantes institucionais do IFS, a exemplo da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Chirlaine Cristine Gonçalves, e do diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade, Otacílio Joaquim Rodrigues Cerqueira, marcaram presença na cerimônia.
A professora Sheila Costa dos Santos, responsável pelo Escritório Modelo de Projetos, enfatizou que é gratificante ver o trabalho realizado a muitas mãos e com a contribuição de alunos dos cursos de Edificações, Saneamento Ambiental e Engenharia Civil ser reconhecido. “Nós atendemos à comunidade de forma gratuita com projetos arquitetônicos e de usucapião, o que contribui para que diversas famílias tenham uma moradia mais justa e sustentável”, explicou.
Já professora Genilde Gomes de Oliveira salientou que o mote do projeto “Elas por Elas” é quebrar o ciclo da violência contra a mulher. “Essa foi uma iniciativa desenvolvida em julho, com servidores, alunos e terceirizados do Campus Socorro, com o intuito de instrumentalizá-los quanto aos meios de prevenção à violência e recentemente tivemos a honra de apresentá-lo também no ConectaIF em Brasília e agora de receber o selo ODS”, explanou.
O professor Herbet Alves de Oliveira do Campus Estância também compareceu à cerimônia e alegrou-se pela conquista. “O nosso projeto é desenvolvido para o reaproveitamento de conchas que são resíduos comuns em diversas comunidades pesqueiras, a exemplo do povoado Ouricuri. Então a ideia é destinar esse material, que contaminaria o solo, à produção de tijolos, utilizando uma metodologia acessível à comunidade”, destacou.
Por sua vez, Flávia Karla Gonçalves dos Santos, coordenadora do NAF/Prodin/IFS, disse que é uma experiência ímpar conquistar o Selo ODS com um projeto que fortalece a autonomia feminina. "Atuamos com educação financeira, previdenciária e fiscal junto a mulheres. Levamos informação com oficinas e palestras e realizamos atendimento especializado e orientações individualizadas", elencou.
Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
Os ODS fazem parte de uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas, que convoca governos, sociedades civis e empresas a implementarem ações classificadas em 17 objetivos e 169 metas diferentes. O intuito é melhorar aspectos sociais, econômicos e ambientais até 2030. A entrega do Selo ODS 2025 faz parte do calendário preparatório para a COP 30, que será realizada em novembro na cidade de Belém do Pará.


Redes Sociais