Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > TCU reconhece excelência do IFS em transparência e digitalização de processos administrativos
Início do conteúdo da página
DESTAQUE

TCU reconhece excelência do IFS em transparência e digitalização de processos administrativos

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2025, 10h23 | Última atualização em Quinta, 30 de Outubro de 2025, 10h23

Tribunal de Contas destaca o IFS como referência pela adoção integral do processo eletrônico e pela ampla disponibilização pública de seus documentos

RECONHECIMENTOO Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebeu reconhecimento oficial do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme o Ofício nº 533/2025 – TCU/AudEducação, que destaca a instituição pela excelência na implementação de processos administrativos eletrônicos e pela promoção ativa da transparência em sua gestão.

O TCU ressaltou que o IFS digitalizou todos os novos processos administrativos e disponibilizou uma ferramenta de consulta pública que permite à sociedade o acesso integral aos documentos, atendendo integralmente às exigências legais e às recomendações do órgão de controle. O reconhecimento é resultado direto das ações implementadas em 2025, voltadas à atualização e integração dos sistemas digitais do Instituto.

Segundo o documento, o Tribunal reconhece o IFS entre as instituições federais de ensino que cumpriram plenamente as metas de transparência e modernização administrativa, estabelecidas no Acórdão 484/2021-TCU-Plenário.

A reitora do IFS, professora Ruth Sales, celebrou a conquista, reforçando o compromisso institucional com a ética e a boa governança. Para Ruth, o destaque dado reflete uma atuação integrada e responsável.

“O IFS se sente muito honrado em receber o reconhecimento do TCU pelo trabalho desenvolvido na implementação dos processos administrativos. Esse resultado reflete nossa comunicação constante com órgãos como a Controladoria-geral da União (CGU) e o próprio TCU, fortalecendo uma relação de parceria que nos permite acertar mais e evoluir sempre. Estou muito contente em representar esta instituição e servidores comprometidos em oferecer um serviço público de qualidade, com responsabilidade econômica, social e sustentável, agilidade, transparência, inclusão e respeito à diversidade, contribuindo para uma sociedade cada vez mais qualificada e justa”, disse a gestora.

O diretor de Tecnologia da Informação (DTI) do IFS, Marcos Pereira, ressaltou que o reconhecimento representa um marco para a gestão pública e para a comunidade acadêmica:

“Essa conquista é fruto do trabalho conjunto e estratégico entre a DTI e a Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA), subordinada à Pró-reitoria de Administração (Proad), que atuaram de forma colaborativa para viabilizar as soluções eletrônicas e de acesso público exigidas pela auditoria do TCU. Parabenizo toda a equipe envolvida e agradeço pela dedicação, competência técnica e espírito de inovação demonstrados ao longo desse processo”, destacou.

Cultura da transparência

O reconhecimento do TCU fortalece a credibilidade institucional e garante à comunidade acadêmica e à sociedade o acesso público e integral aos processos administrativos, promovendo um ambiente de confiança, controle social e eficiência na gestão.

O pró-reitor de Administração (Proad), Ider de Santana, ressaltou o papel estratégico das equipes envolvidas e o apoio institucional da gestão:

“A Proad agradece e reforça o empenho das equipes da CGPA e da DTI, que têm se dedicado continuamente ao aprimoramento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito do Instituto. Todo esse trabalho só foi possível graças ao apoio irrestrito da professora Ruth Sales, que sempre acreditou na importância da transformação digital e da transparência pública como pilares de uma gestão moderna e comprometida com o cidadão”.

O pró-reitor reforça que o resultado alcançado é mais uma demonstração de que o IFS segue no caminho certo, ao fortalecer a governança institucional e ao reafirmar seu papel de referência nacional em educação pública, inovação e gestão responsável.

registrado em:
Fim do conteúdo da página