IFS participa de evento do TJSE em homenagem ao Dia do Arquivista
Arquivistas do IFS marcam presença em encontro institucional promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe
Cuidar do passado para garantir o futuro. Em celebração ao Dia do Arquivista, comemorado em 20 de outubro, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) reforçou seu compromisso com a preservação documental e a governança institucional ao participar de evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que reuniu profissionais e representantes de instituições públicas do estado para debater o papel estratégico dos arquivos na administração pública.
A atividade foi realizada na última quinta, 30, no Arquivo Geral do Judiciário do TJSE, e contou com a palestra “Compliance e Governança: o papel estratégico dos Arquivos Públicos”, ministrada por Sayonara Rodrigues, diretora do Arquivo Público do Estado de Sergipe. A participação do IFS se deu a convite da diretora do Arquivo Geral do Judiciário, Ana Cristina Machado Silva, como reconhecimento à atuação da Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) do IFS.
De acordo com a Coordenadoria, os arquivos desempenham papel estratégico dentro das instituições públicas, apoiando a gestão, garantindo direitos, preservando a memória coletiva e promovendo transparência e segurança informacional.
Presença do IFS e realizações institucionais
A coordenadora-geral de Protocolo e Arquivo do IFS, Dulce Elizabeth Lima, destacou que o convite representa reconhecimento ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe.
“Receber esse convite nos demonstra que o IFS está no rumo certo. A CGPA, com apoio da Pró-reitoria de Administração (Proad), está envolvida em diversas iniciativas, o que tem contribuído para que a instituição aplique os códigos de classificação nos processos gerados no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e possua uma Comissão Permanente de Eliminação Documental (COPAD), conforme estabelecido no Decreto nº 10.148, de 2019”, disse Dulce.
Ela também ressaltou que a CGPA tem avançado em projetos estratégicos ligados à transformação digital e à gestão documental. Segundo Dulce, essas ações fortalecem a eficiência administrativa e garantem maior transparência ao cidadão.
“Ademais, a CGPA está trabalhando em conjunto com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) em prol do Assentamento Funcional Digital (AFD), além de manter também a parceria com o Departamento de Gestão Acadêmica (DGA), para a digitalização dos dossiês dos alunos graduação.”
Dulce lembrou ainda que, apesar de nem todos os profissionais convidados tenham conseguido estar presentes no evento, o IFS esteve representado por arquivistas e equipes de apoio administrativo. “Embora o convite tenha sido encaminhado a todos os profissionais da área, infelizmente nem todos puderam comparecer, No entanto, estiveram presentes os arquivistas do Campus Aracaju e da Reitoria, bem como toda equipe de apoio administrativo”.
Reconhecimento
Durante o evento, a diretora do Arquivo Geral do Judiciário, Ana Cristina Machado Silva, reforçou a importância da atuação dos arquivistas no serviço público:
“É de grande importância a ação que o Tribunal de Justiça de Sergipe e o cuidado que a presidência teve na nomeação de um arquivista, profissional que não está aqui só para cuidar de papéis e documentos antigos, mas para nos auxiliar na conservação de documentos no histórico que nós temos em Sergipe, particularmente aqui no Poder Judiciário. Tivemos um desenvolvimento muito grande em todas as ações que estamos desenvolvendo”, afirmou.
O encontro reuniu profissionais da área, como representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ministério Público de Sergipe (MPSE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre outros órgãos, possibilitando troca de experiências e apresentação de iniciativas que estão fortalecendo a gestão documental no estado.
*Com informações do TJSE


Redes Sociais