Estudantes da região Centro-Sul do estado mostram sua força no 6º TobFest
Evento realizado pelo Campus Tobias Barreto já é tradição no município
A cidade de Tobias Barreto virou palco de talento dos estudantes da região Centro-Sul do estado. Montado na Praça do Cruzeiro, nesta quinta-feira (6), a comunidade pode presenciar dez apresentações (cinco de música e cinco de dança), de representantes das escolas dos municípios circunvizinhos, incluindo Itapicuru, na Bahia.
O festival foi contemplado por edital da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), que, de acordo com o pró-reitor, dialoga com a política de pesquisa e extensão do IFS. “Os nossos estudantes passam pela associação da pesquisa, do ensino e da extensão para formação integral do sujeito. A arte e cultura fazem parte dessa formação integral. Além do mais, eventos como esse têm impacto na região, pois fomenta a iniciativa da economia criativa, importante para o desenvolvimento econômico e social e é papel do Instituto apoiar o desenvolvimento das regiões onde o IFS está presente”, destacou Osman dos Santos.
O diretor-geral do campus Tobias Barreto, Marcio Melo, percebe o festival como uma ferramenta de consolidação do instituto na cidade. “Com o TobFest, temos a possibilidade de nos mostrar a sociedade numa área central e fazer valer, e espalhando o conhecimento a todos. Estamos expandindo a educação por meio da arte e, como trabalhamos a formação integral dos nossos estudantes, esse é um espaço para que possamos contribuir com o desenvolvimento do cidadão e também da cidade”, salientou.
Para o coordenador do TobFest, Rosevaldo Xavier, o festival vem se consolidando ano após ano, no município de Tobias Barreto. “É uma data esperada pelos estudantes da região. Foram 9 escolas de 5 municípios. Tobias e os que fazem fronteira com ele. Presenciamos aqui o esforço de cada estudante em trazer para o público o que eles prepararam para mostrar aqui na praça. Ano que vem tem mais. Seguiremos no propósito de levar arte e cultura à sociedade, evidenciando o campus do IFS em Tobias Barreto na região”, festejou.
Os Vencedores
Na categoria Dança, as alunas Gabrielle Matos e Clara Mariana Santos, do Centro de Excelência Epifânio Dória, do município de Poço Verde, venceram com a coreografia ‘Censura’, para a música ‘Cálice’, de Chico Buarque e Gilberto Gil, que escreveram a canção em 1973, durante a ditadura militar brasileira. “A dança é a forma que a gente se expressa melhor, que a gente consegue ser nós mesmas. Mostrar essa coreografia é evidenciar o que aconteceu no Brasil e também para que nunca mais se repita”, disse Gabrielle. Para as dançarinas, participarem do festival é acima de tudo poder ver a expressão da arte que pulsa nas escolas. “É uma sensação única. Conhecer cultura e pessoas diferentes é gratificante, ainda mais quando tudo acontece com música e dança”, concluiu Clara.
Já na categoria Música, Emília Izabel da Silva Oliveira, ou simplesmente, Emília Von Belle, como gosta de ser chamada artisticamente. Aluna do Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira, de Tobias Barreto, interpretou I Will Always Love You, eternizada na voz de Whitney Houston. “Adoro essa música e apesar de ser muito difícil o timbre dela parece muito com o meu”, disse.
Emília nunca estudou canto, mas se impôs com uma voz muito segura e potente para levar, pela segunda vez, o prêmio máximo do TobFest. “Eu quero ser cantora e atriz profissional. Eu quero levar conforto para as pessoas porque é assim que me sinto quando estou ouvindo música. O canto é minha razão de viver. Eu gosto de outras coisas, mas é o canto, a música, que fazem meus olhos brilharem”, contou emocionada, Emília Von Belle.
Completaram o pódio na categoria Dança, os estudantes do EMEF Amintas Leopoldino Ramos, de Tobias Barreto, Nicolas Oliveira Santos, Gabrielly Santos Santana, Isabelly Santos Santana e Marcella Chaves Faverão, com a coreografia ‘O Outro’ (M83), na segunda colocação e, Yarllei Lohan de Jesus Soares, do Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira, também de Tobias Barreto, com a coreografia ‘Dell’Arte’, na terceira posição.
Na categoria Música, completaram o pódio Samara Gabrielly Santos Oliveira, da Escola estadual Antônio Muniz de Souza, do município de Poço Verde, com a música ‘Você me Vira a Cabeça’, do repertório da Alcione, em segundo lugar e, Sophia Edilha dos Santos, da Escola Municipal Professor Pedro Alves de Macedo, do município de Itabaianinha, com a música ‘Em Teus Braços’, de Laura Souguellis, em terceiro lugar.
Os primeiros colocados ganharam cheques no valor de 500 reais, mais troféus e medalhas; as segundas colocações levaram cheques de 250 reais mais troféus e medalhas e os terceiros, cheques de 150 reais mais troféus e medalhas.
Sobre o Festival
O TobFest, promovido pelo Campus Tobias Barreto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em parceria com a prefeitura e empresas locais, está em sua sexta edição e é um dos eventos culturais estudantil mais aguardados do município do interior de Sergipano. O evento se tornou um símbolo de incentivo à expressão artística juvenil e de valorização da cultura regional.
Contemplado por meio de edital da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), o TobFest tem proposta de fortalecer o vínculo entre arte e educação, estimulando o trabalho em equipe, a disciplina e o desenvolvimento criativo. A participação constante de alunos e professores mostra que o festival já faz parte do calendário afetivo da cidade.


Redes Sociais