IFS realiza capacitação sobre novo Boletim de Serviço no SEI
Treinamento on-line orienta servidores sobre publicação de atos administrativos e normativos na plataforma
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoverá, em 09 de dezembro, um treinamento on-line destinado a capacitar a comunidade interna sobre o funcionamento do Boletim de Serviço no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A iniciativa tem como objetivo disseminar conhecimento técnico sobre o novo veículo oficial de publicação dos documentos institucionais, apresentando seu fluxo, funcionalidades e procedimentos.
O treinamento será realizado pela plataforma Microsoft Teams, das 09h às 13h, com inscrições abertas no SIGRH entre os dias 24/11 e 05/12. Os terceirizados poderão se inscrever, clicando aqui! A capacitação é voltada para servidores e terceirizados do IFS e abordará os processos e funcionalidades do SEI/IFS destinados à publicação e divulgação de atos administrativos e normativos praticados pela direção-geral da instituição que não são publicados no Diário Oficial da União (DOU).
A atividade será conduzida pelas equipes da Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), com apoio da Pró-reitoria de Administração (Proad) e terá como instrutoras: Dulce Elizabeth Lima, Larissa Coimbra e Nadine Passos. Serão apresentados e discutidos o Módulo Publicações para Boletim de Serviço, o manual correspondente, a listagem de tipos de portaria e de processos, além de orientações sobre documentos direcionados aos colegiados. O treinamento também abrangerá a autuação de processos para solicitação de publicação (ou inclusão de minuta em processo) e a apresentação dos modelos de minutas institucionais.
Atualmente, as solicitações de informativo são cadastradas no SIPAC e, após autorização da chefia, seguem para a Reitoria, responsável por analisar o pleito e decidir pela publicação. Nesse fluxo, a motivação inicial que originou a demanda não acompanha o processo até a divulgação da portaria, o que será aprimorado com o novo modelo.
De acordo com Dulce, coordenadora-geral de Protocolo e Arquivo do IFS, as mudanças seguem diretrizes legais e reforçam o compromisso institucional com a transparência. Ela explica que: “A partir de janeiro de 2026, o sistema SEI será utilizado para publicar Portarias, Recomendações, Deliberações, Instruções Normativas e Resoluções, em conformidade com o Decreto nº 12.002, de 22 de abril de 2024, que estabelece normas para elaboração, redação, alteração e consolidação de atos normativos”.
Ainda segundo a coordenadora, o uso do SEI representa um avanço significativo na gestão dos atos administrativos. “Com isso, o SIPAC deixará de ser utilizado para a publicação desses atos, passando a servir apenas como sistema de consulta dos documentos publicados anteriormente. Mais uma vez, o IFS inova e reafirma seu compromisso com a transparência institucional”, ressalta Dulce.


Redes Sociais