IFS tem capítulo publicado em e-book nacional sobre internacionalização na Rede Federal
Obra “Vozes da Internacionalização II” destaca o capítulo 'PLA Acolhimento 2025', experiência intercultural vivenciada durante a primeira edição evento do curso de Português como Língua Adicional
A Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Sergipe (ASSRI-IFS) teve um capítulo publicado na segunda edição do e-book “Vozes da Internacionalização II: narrativas de estudantes e servidores(as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, lançado no dia 28 de novembro de 2025 pela Editora do Instituto Federal de Brasília (IFB). A contribuição do IFS foi registrada no capítulo “PLA Acolhimento 2025”, escrito pelo assessor de Relações Internacionais Frederico Chaves Sampaio Júnior, pela servidora Graziela Gonçalves Moura e pela bolsista Nina Sofia Galvão Castro.
O capítulo apresenta a experiência intercultural vivenciada durante a primeira edição do PLA Acolhimento, realizada em junho de 2025, na Sala de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX). O evento reuniu estudantes atuais, egressos e novos interessados no curso de Português como Língua Adicional (PLA) em uma programação dedicada ao Mês do Refugiado e do Imigrante.
Na ocasião, os participantes acompanharam uma palestra sobre migrações e participaram de uma atividade de integração na qual estudantes internacionais compartilharam histórias pessoais, desafios enfrentados no processo migratório e aspectos culturais de seus países. O encontro foi marcado pela troca de experiências, pelo avanço perceptível no aprendizado do português e pela convivência entre diferentes nacionalidades, momento que também contou com um buffet de comidas típicas brasileiras.
Os detalhes da primeira edição do PLA Acolhimento, que passará a ocorrer anualmente na Reitoria do IFS, estão registrados entre as páginas 411 e 413 do e-book, disponível gratuitamente para consulta pública.
De acordo com o assessor de Relações Internacionais Frederico Chaves Sampaio Júnior, integrar a coletânea nacional representa um marco significativo. “É um dos resultados do compromisso da instituição com uma formação integral que contempla a internacionalização como prática cotidiana, acessível e transformadora. Ao compartilhar as vivências internacionais de seus servidores, bolsistas e estudantes, o Instituto fortalece seu papel ativo na Rede Federal e amplia sua visibilidade no cenário nacional”, destaca.
A participação na obra também evidencia o impacto das ações de internacionalização no território sergipano, estimulando novas parcerias, inspirando projetos futuros e reafirmando a missão do IFS em promover uma educação pública de excelência, crítica, humana e globalmente conectada.
Sobre a obra
Lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no dia 27 de novembro, o e-book “Vozes da Internacionalização” reúne 120 relatos de experiências vivenciadas entre 2023 e 2025 em diferentes países, programas e contextos formativos. Produzida pela Editora IFB, a obra amplia a visibilidade das trajetórias internacionais da comunidade da Rede Federal, apresentando narrativas que vão desde intercâmbios e mobilidade acadêmica até projetos de pesquisa, extensão, cursos, competições estudantis e iniciativas desenvolvidas pelas instituições associadas ao Conif.


Redes Sociais