Reitoria assina Ordem de Serviço para construção de novo campus
Investimento será de cerca de R$ 15 milhões e faz parte do Novo PAC
Por Anderson Ribeiro
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) deu início nesta quarta-feira (3), a realização de um sonho antigo do leste sergipano: a oferta de ensino profissional, científico e tecnológico, público, gratuito e de qualidade. Para tanto, foi assinado o contrato e liberação da Ordem de Serviço a fim de dar início a execução da construção do novo campus da região, em Japaratuba.
O novo campus será construído em uma área de 50 mil m², com quase 20 mil m² de área construída, reunindo salas de aula, laboratórios, biblioteca, ambientes administrativos e espaços de convivência. A previsão é de atender cerca de 1.200 estudantes, oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes alinhados às demandas do Vale do Cotinguiba, como formações nas áreas de Energias Renováveis, Petróleo e Gás e, Estradas; setores que impulsionam a economia sergipana, consolidando-se como um polo estratégico de formação profissional qualificada.
NOVO PAC
A criação de novos campi na Rede Federal foi anunciada pelo Governo Federal em março de 2024, dentro da expansão nacional impulsionada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que prevê a implantação de 100 novos campi em todo o país. Em Sergipe, serão dois novos campi, incluindo o de Japaratuba, que atende o objetivo da iniciativa, que é a busca em regiões com pouca oferta de escolas técnicas, expandir o acesso à educação pública e cumprir metas do Plano Nacional de Educação. A expansão da Rede Federal visa ainda aumentar a qualidade de vida, a renda e a qualificação profissional dos jovens e adultos, além de fortalecer a pesquisa e a inovação em diferentes áreas.
A Pedra Fundamental será lançada nessa sexta-feira, dia 5, marcando oficialmente o início das obras do campus Japaratuba, que visa contribuir com a interiorização da educação, redução das desigualdades e fortalecimento do desenvolvimento social e econômico do município e cidades circunvizinhas.


Redes Sociais