Formação reúne equipes de educação inclusiva para debater práticas e fortalecer o atendimento a estudantes
O Naedi Itinerante realizou, no último dia 5, um encontro formativo no Campus Socorro, das 8h às 17h, reunindo equipes dos Napnes para discutir desafios e ações voltadas à educação inclusiva. A programação começou com acolhimento, café da manhã e integração entre os participantes, seguida pelas falas do diretor José Franco de Azevedo, da coordenadora do Napne Socorro, Giselle Santana, e da coordenadora do Naedi, Christianne Rocha. Em seguida, teve início o debate central sobre terminalidade específica, conceito que permite que estudantes com deficiência concluam cursos mesmo sem cumprir todos os componentes curriculares, quando certas atividades não podem ser adaptadas ou realizadas devido à natureza da deficiência. A programação contou ainda com as apresentações de Adriana Araújo, Christianne Rocha e Deivesson Lima, que abordaram desde o parecer normativo até as implicações pedagógicas e institucionais do tema.
A manhã também trouxe a apresentação da pesquisadora Ana Carla Rocha, que compartilhou resultados de seu estudo sobre permanência e desistência de estudantes com deficiência no IFS. O trabalho evidenciou a necessidade de fortalecer práticas colaborativas, metodologias inovadoras e ações integradas entre os campi para garantir não apenas o acesso, mas a permanência qualificada desses alunos. Para os Napnes e para o Naedi, o encontro representou um espaço de troca de experiências fundamentadas, permitindo alinhar diretrizes, discutir desafios comuns e reforçar a construção de uma cultura institucional de inclusão. A prévia distribuição dos textos base contribuiu para um debate mais consistente e produtivo, ampliando a participação dos presentes.
À tarde, o evento foi encerrado com um almoço de confraternização, celebrando o trabalho desenvolvido ao longo de 2025 e reforçando o espírito de integração entre as equipes. Para Giselle Fernanda Costa, coordenadora do Napne Socorro, receber o Naedi Itinerante reforça o compromisso do campus com práticas inclusivas, especialmente em um momento em que interações presenciais são essenciais para fortalecer vínculos institucionais. Ela destacou que o encontro aproxima equipes, fortalece metodologias e impulsiona ações colaborativas que devem se expandir para outros campi. O Naedi Itinerante, segundo os organizadores, marca um avanço na consolidação de uma rede articulada, capaz de responder ao aumento da demanda por atendimento especializado e à necessidade de práticas educacionais cada vez mais inclusivas.



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