Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > Iniciativa pioneira em Sergipe, adoção do Cartão Pesquisador BB pelo IFS aprimora gestão de recursos científicos
Início do conteúdo da página
GESTÃO DE RECURSOS

Iniciativa pioneira em Sergipe, adoção do Cartão Pesquisador BB pelo IFS aprimora gestão de recursos científicos

Publicado: Quinta, 03 de Abril de 2025, 09h30

Card Lançamento Cartão PesquisadorEvento marca entrega dos cartões a mais de 30 pesquisadores e inclui oficina sobre gestão e prestação de contas

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) realiza, no dia 23 de abril, a solenidade de lançamento do Cartão Pesquisador BB, uma iniciativa inédita no estado. Durante o evento, mais de 30 pesquisadores da instituição receberão o novo cartão, que passa a ser adotado como ferramenta institucional de apoio à execução orçamentária dos projetos de pesquisa e extensão.

A cerimônia acontecerá a partir das 8h na Sala de Extensão da Reitoria. Além da entrega dos cartões, a programação vai contar com uma oficina que discutirá as contribuições e reflexões do trabalho da Auditoria Interna para gestão de recursos, ministrada pela Auditoria Interna do IFS (Audint); e outra sobre prestação de contas e gestão de recursos, conduzida pelas equipes da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX). As atividades têm o objetivo de orientar os pesquisadores quanto ao uso adequado da ferramenta e ao cumprimento das normas institucionais.

Transparência

O Cartão Pesquisador é uma modalidade de gestão de recursos autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e viabilizada por meio de parceria com instituição bancária. A proposta é oferecer maior agilidade, controle e transparência na aplicação dos valores concedidos a título de Auxílio Financeiro ao Pesquisador.

Com a nova ferramenta, os pesquisadores poderão realizar pagamentos diretamente, sem depender de trâmites burocráticos para a liberação dos recursos. A medida permite maior autonomia na compra de materiais, equipamentos e serviços, contribuindo para o bom andamento dos projetos científicos. A transparência também é fortalecida, já que os gastos poderão ser acompanhados com maior detalhamento e os relatórios financeiros se tornam mais simples de elaborar, especialmente quando associados ao Sistema de Acompanhamento de Projetos (SAUP).

Avanço

Para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFS, Mário André de Freitas Farias, a iniciativa representa uma mudança relevante na rotina dos pesquisadores. Ele destacou que a adoção do Cartão Pesquisador transforma a forma como os recursos são geridos na instituição. “Trata-se de uma iniciativa que garante mais eficiência, transparência e agilidade na execução de projetos científicos, fortalecendo a pesquisa e a extensão na instituição e beneficiando tanto os pesquisadores quanto a sociedade, que se beneficiará dos avanços promovidos pelos estudos desenvolvidos”, afirmou.

Ao adotar o Cartão Pesquisador BB, o IFS reforça seu compromisso com o fortalecimento da pesquisa institucional e estabelece um modelo de referência para outras instituições de ensino. A iniciativa busca criar um ambiente mais eficiente para o desenvolvimento científico, com impactos diretos sobre a qualidade da produção acadêmica e o atendimento às demandas sociais.

Programação:

8h - Abertura do evento;

8h30 – Entrega dos Cartões;

9h – Contricuições e reflexões do trabalho da Auditoria Interna para gestão de recursos; e

10h – Oficina de prestação de contas e gestão de recursos de pesquisa.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página