Iniciativa pioneira em Sergipe, adoção do Cartão Pesquisador BB pelo IFS aprimora gestão de recursos científicos
Evento marca entrega dos cartões a mais de 30 pesquisadores e inclui oficina sobre gestão e prestação de contas
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) realiza, no dia 23 de abril, a solenidade de lançamento do Cartão Pesquisador BB, uma iniciativa inédita no estado. Durante o evento, mais de 30 pesquisadores da instituição receberão o novo cartão, que passa a ser adotado como ferramenta institucional de apoio à execução orçamentária dos projetos de pesquisa e extensão.
A cerimônia acontecerá a partir das 8h na Sala de Extensão da Reitoria. Além da entrega dos cartões, a programação vai contar com uma oficina que discutirá as contribuições e reflexões do trabalho da Auditoria Interna para gestão de recursos, ministrada pela Auditoria Interna do IFS (Audint); e outra sobre prestação de contas e gestão de recursos, conduzida pelas equipes da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX). As atividades têm o objetivo de orientar os pesquisadores quanto ao uso adequado da ferramenta e ao cumprimento das normas institucionais.
Transparência
O Cartão Pesquisador é uma modalidade de gestão de recursos autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e viabilizada por meio de parceria com instituição bancária. A proposta é oferecer maior agilidade, controle e transparência na aplicação dos valores concedidos a título de Auxílio Financeiro ao Pesquisador.
Com a nova ferramenta, os pesquisadores poderão realizar pagamentos diretamente, sem depender de trâmites burocráticos para a liberação dos recursos. A medida permite maior autonomia na compra de materiais, equipamentos e serviços, contribuindo para o bom andamento dos projetos científicos. A transparência também é fortalecida, já que os gastos poderão ser acompanhados com maior detalhamento e os relatórios financeiros se tornam mais simples de elaborar, especialmente quando associados ao Sistema de Acompanhamento de Projetos (SAUP).
Avanço
Para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFS, Mário André de Freitas Farias, a iniciativa representa uma mudança relevante na rotina dos pesquisadores. Ele destacou que a adoção do Cartão Pesquisador transforma a forma como os recursos são geridos na instituição. “Trata-se de uma iniciativa que garante mais eficiência, transparência e agilidade na execução de projetos científicos, fortalecendo a pesquisa e a extensão na instituição e beneficiando tanto os pesquisadores quanto a sociedade, que se beneficiará dos avanços promovidos pelos estudos desenvolvidos”, afirmou.
Ao adotar o Cartão Pesquisador BB, o IFS reforça seu compromisso com o fortalecimento da pesquisa institucional e estabelece um modelo de referência para outras instituições de ensino. A iniciativa busca criar um ambiente mais eficiente para o desenvolvimento científico, com impactos diretos sobre a qualidade da produção acadêmica e o atendimento às demandas sociais.
Programação:
8h - Abertura do evento;
8h30 – Entrega dos Cartões;
9h – Contricuições e reflexões do trabalho da Auditoria Interna para gestão de recursos; e
10h – Oficina de prestação de contas e gestão de recursos de pesquisa.


Redes Sociais