Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Inscrições para 5ª turma do Curso de Português como Língua Adicional serão abertas no próximo dia 17
Início do conteúdo da página
INCLUSÃO

Inscrições para 5ª turma do Curso de Português como Língua Adicional serão abertas no próximo dia 17

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2025, 14h57 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2025, 14h58

ASSRI Edital Curso PLA 2025.1 siteO curso, gratuito e ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), é voltado a candidatos estrangeiros imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) receberá inscrições para a 5ª turma do Curso de Português como Língua Adicional (PLA) entre os dias 17 e 27 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico até às 23h59 (horário de Brasília) do último dia do prazo. O curso, gratuito e ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), é voltado a candidatos estrangeiros imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos. A iniciativa tem como foco principal o atendimento de falantes de espanhol como língua materna, com o objetivo de auxiliar na adaptação ao contexto linguístico e cultural brasileiro.

As aulas terão início em 20 de março de 2025 e serão realizadas ao longo de 25 semanas, com encontros síncronos sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Existe a possibilidade de anteposição ou reposição desses encontros às terças-feiras no mesmo horário. O curso tem carga horária total de 250 horas-aula, e seu término está previsto para o dia 21 de agosto de 2025.

A oferta do curso de PLA faz parte de uma iniciativa mais ampla dos Institutos Federais brasileiros para promover a inclusão e o acesso à educação de imigrantes e refugiados. Com cursos semelhantes sendo oferecidos em instituições como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a proposta é fortalecer a capacitação linguística e ampliar as oportunidades de integração social e profissional dos participantes.

Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor internacional do IFS, destaca que a iniciativa fortalece as políticas institucionais de internacionalização e acolhimento a imigrantes. “O curso de Português como Língua Adicional contribui diretamente para a inclusão de estrangeiros no Brasil, e possibilita que eles se integrem de forma mais efetiva à sociedade e ao mercado de trabalho", pontua Frederico.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página